Conceito, fundamentos e as três dimensões do Jornalismo Visual

Autores

  • Luciano Guimarães

Palavras-chave:

Jornalismo visual; Imagem; Epistemologia.

Resumo

RESUMO

Este artigo propõe uma delimitação do Jornalismo Visual em suas três principais dimensões: a prática profissional, como uma atividade profissional que deve ser desempenhada por jornalistas designers; o ensino, como disciplina dos cursos de jornalismo; e a pesquisa, como especialidade ou campo da pesquisa em comunicação. Busca traçar as bases de sua epistemologia e, por fim, recorre a exemplos que possam ajudar a compreender a proposta de delimitação.

 

Palavras-chave: Jornalismo visual; Imagem; Epistemologia.

 

RESUMEN

En este trabajo se propone una definición de Periodismo Visual en sus tres dimensiones principales: la práctica profesional, como una actividade profesional que debe ser realizadas por los diseñadores periodistas; la educación, como disciplina de los cursos de periodismo; y la investigación, como especialidad o campo de investigación de la comunicación. Su objetivo es trazar las bases de su epistemología y, por último, utiliza ejemplos que pueden ayudar a entender la delimitación propuesta.

 

Palabras clave: Periodismo visual; Imagen; Epistemología.

 

ABSTRACT

This paper proposes a definition of Visual Journalism at its three main dimensions: the professional practice, as an professional activity that should be performed by journalists designers; education, as a discipline of journalism courses, and research, as specialty or field of communication research). Aims to trace the principles of an epistemology and, finally, uses examples that may help understand the proposed delimitation.

 

Keywords: Visual journalism; Image; Epistemology.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

01-12-2013

Como Citar

GUIMARÃES, Luciano. Conceito, fundamentos e as três dimensões do Jornalismo Visual. Revista Comunicação Midiática, Bauru, SP, v. 8, n. 3, p. 236–253, 2013. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/comunicacaomidiatica/index.php/CM/article/view/222.. Acesso em: 19 dez. 2024.