A construção de uma Política de Comunicação como processo de legitimação da Comunicação Pública no Brasil
Palavras-chave:
Política de Comunicação; Comunicação Organizacional; Comunicação PúblicaResumo
Resumo
O texto define o processo de construção de uma Política de Comunicação por instituições públicas como uma instância de legitimação da comunicação pública no Brasil. Para tanto, resgata o conceito e os atributos básicos da comunicação pública, além de descrever e debater alguns pressupostos fundamentais que possibilitam a articulação entre a Política de Comunicação e a construção da cidadania. Particularmente, dedica atenção à própria dinâmica de construção de uma Política de Comunicação, assumindo que ela deve ser fruto de um pacto coletivo, que tenha como foco a mobilização social e respeito mútuo.
Palavras-chave: Política de Comunicação; Comunicação Organizacional; Comunicação Pública
Resumen
El texto define el proceso de construcción de una política de comunicación de las instituciones públicas como una instancia de legitimación de comunicación pública en Brasil. Por lo tanto, rescata el concepto y los atributos básicos de la comunicación pública, describe y discute algunos supuestos fundamentales que permiten la articulación entre la política de comunicación y la construcción de ciudadanía. En particular, dedica atención a la dinámica de la construcción de una política de comunicación, asumiendo que es resultado de un processo colectivo, basado en la movilización social y el respeto mutuo.
Palabras clave: Politica de Communicación; Comunicación Organizacional; Comunicación Pública.
Abstract
This paper defines the process of building a communication policy by public institutions as an instance of legitimation of public communication in Brazil. Therefore, it reflects on the concept and the basic atributes of public communication, and describes and discusses some fundamental assumptions that enable the articulation between the Communications Policy and the construction of citizenship. In particular, it devotes attention to the dynamics of building a Communication Policy, assuming that it must be the result of a collective agreement, which has focused on social mobilization and mutual respect.
Keywords: Communication Policy; Organizational Communication: Public Communication
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