Imigração haitiana na cidade de São Paulo: comunicação e consumo de mídias no mundo do trabalho
Palavras-chave:
Comunicação; Consumo; Migração; Haitiano; Trabalho.Resumo
RESUMO
O texto analisa as dinâmicas comunicacionais que envolvem o consumo de mídias pelos imigrantes haitianos no contexto do mundo do trabalho na cidade de São Paulo. O referencial teórico abrange perspectivas relacionadas ao consumo midiático, migrações e mundo do trabalho. A partir de observação e entrevistas, propomos um mapeamento e breve reflexão em torno de duas dimensões específicas em que se ancoram essas dinâmicas: o consumo de mídias para inserção no mundo do trabalho e a comunicação midiática como universo de inserção laboral. Os resultados evidenciam os usos de mídias para o acesso, orientações e enfrentamento de dificuldades no universo do trabalho, assim como a apropriação das mídias como estratégia de trabalho que reatualiza os vínculos com o Haiti e a diáspora haitiana no Brasil e no mundo.
Palavras-chave: Comunicação; Consumo; Migração; Haitiano; Trabalho.
RESUMEN
Este texto analiza las dinámicas comunicacionales que involucran el consumo de medios de comunicación por los inmigrantes haitianos en el contexto del mundo del trabajo en la ciudad de São Paulo. El marco teórico abarca las perspectivas relacionadas al consumo mediático y el mundo del trabajo. A partir de observación y entrevistas, proponemos un mapeo y breve reflexión en torno a dos dimensiones específicas en las que se anclan esas dinámicas: el consumo de los medios de comunicación para la inserción en el mundo del trabajo y la comunicación mediática como universo y estrategia de trabajo. Los resultados evidencian el uso de los medios de comunicación para el acceso, orientación y enfrentamiento de las dificultades en el universo del trabajo, así como la apropiación de los medios como estrategia de trabajo que reactualiza los vínculos con Haití y la diáspora haitiana en Brasil y en el mundo.
Palabras clave: Comunicación; Consumo; Migración; Haití; Trabajo.
ABSTRACT
The text analyzes the communication dynamics that involve the consumption of media by the immigrants Haitians in the context of the world of work in the city of São Paulo. Theoretical framework covers perspectives related to media consumption, migration and the world of work. From observations, we propose a mapping and brief reflection around two dimensions that these dynamics are anchored: the consumption of media for insertion into the world of work and media communication as a universe of labor insertion. The results uses of media for access, guidelines and coping with difficulties in the work universe, like this such as the appropriation of the media as a work strategy that reconnects the links with Haiti and the Haitian diaspora in Brazil and in the world.
Keywords: Communication; Consumption; Migration; Haitian; Job
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[PT] Autores que publicam na Revista Comunicação Midiática concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.