A TV Educativa brasileira é educativa? Um estudo das relações entre a TVE e as escolas locais

Authors

  • Cláudio Márcio Magalhães
  • Izabella Fonseca Costa
  • Luiz Cláudio França Santos Magalhães

Keywords:

TVE. Educação; Comunicação; Escolas; Brasil.

Abstract

Resumo
A Televisão Educativa Brasileira (TVE) tem cerca de meio século de existência. São centenas de emissoras
espalhadas pelo país, mas sua história tem muito de televisão e pouco de educação. Este artigo é o
resultado de uma ampla pesquisa que se propôs a investigar as relações entre essas TVs e as principais
representantes da educação nas cidades onde trafegam seus sinais: as escolas. Para isso, o estudo foi feito
em Minas Gerais, no Brasil, estado federativo que concentra o maior número de TVE do país. Foram
realizadas pesquisas bibliográficas e documentais, observação participativa e aplicação de questionários
em 33 TVs e 495 escolas. Como resultado, o que se vê é um grande distanciamento entre as instituições e,
principalmente, no que julgam ser educativo. Propostas finalizam o trabalho, na expectativa de oferecer
pontes que diminuam o abismo entre TVE e escola.
Palavras-Chaves: TVE. Educação; Comunicação; Escolas; Brasil.


Resumen
La televisión educativa brasileña (TVE) tiene cerca de medio siglo de existencia. Cuenta con cientos de emisoras en
todo el país, pero su historia tiene mucho de TV y poco de educación. Este artículo es el resultado de una extensa
investigación que tuvo como objetivo investigar la relación entre estas emisoras de televisión y los principales
representantes de la educación en las ciudades donde sus señales llegan por todas partes: las escuelas. Para ello,
el estudio se realizó en Minas Gerais, en Brasil, estado federativo donde se concentra el mayor número de TVE
del país. Se utilizó investigaciones bibliográficas y documentales, la observación participante y cuestionarios a
33 televisores y 495 escuelas se llevaron a cabo. Como resultado de ello, lo que se ve es una gran brecha entre las
instituciones y sobre todo de ellos creen que sea educativo. Propuestas finalizan el trabajo, con la esperanza de
ofrecer puentes que reducen la brecha entre TVE y la escuela.
Palabras-chaves: TVE. Educación; Comunicación; Escuelas; Brasil.


Abstract
The Brazilian educational television is about half a century old. There are hundreds of networks throughout the
country, airing mostly usual television and very litte of education. This paper is the result of a broad research aiming
to investigate the relations between these TVs and the main educational institutions in Brazil: the schools. The study
took place in Minas Gerais, Brazil, state which which has the highest number of educational TVs in the country.
Encompasses both bibliographical and documental researches, participant observation and interviews with 33 TVs
and 495 schools. As results, it is visible the gap between the institutions and what they believe to be educative. The
work end in proposals aiming to reduce the gap between educational TV and school.
Keywords: Public TV; Education; Communication; Schools; Brazil.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2016-08-01

How to Cite

MÁRCIO MAGALHÃES, Cláudio; FONSECA COSTA, Izabella; CLÁUDIO FRANÇA SANTOS MAGALHÃES, Luiz. A TV Educativa brasileira é educativa? Um estudo das relações entre a TVE e as escolas locais. Revista Comunicação Midiática, Bauru, SP, v. 11, n. 2, p. 126–141, 2016. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/comunicacaomidiatica/index.php/CM/article/view/95.. Acesso em: 26 dec. 2024.