Finalidade e organização discursiva dos observatórios feministas de mídia
Keywords:
Observatórios de mídia; Feminismo; Análise de discurso.Abstract
Resumo
O “sistema de resposta social” (BRAGA, 2006) constitui uma das forças responsáveis por uma mudança de
postura da grande mídia no que diz respeito a padrões culturais. Fazem parte deste sistema os observatórios
de mídia, que possuem a dupla finalidade de fiscalizar a mídia e alfabetizar midiaticamente a população.
A pesquisa doutoral da qual este artigo é resultado esteve focada na relação entre a mídia de massa e os
observatórios de mídia e realizou um estudo comparado de duas experiências de crítica feminista de
mídia: uma catalã; outra, brasileira. Este artigo visa identificar as estratégias de tomada da palavra dos
objetos de estudo tendo como referencial a Teoria Semiolinguística do Discurso de Patrick Charaudeau.
Palavras-Chaves: Observatórios de mídia; Feminismo; Análise de discurso.
Resumen
El “sistema de respuesta social” (Braga, 2006) es una de las fuerzas responsables por un gran cambio de actitud de los
medios de comunicación con respecto a los patrones culturales. Son parte de este sistema los observatorios de medios,
que tienen la doble finalidad de la supervisión de los medios de comunicación y de alfabetizar midiaticamente la
población. La investigación doctoral de la cual este artículo es el resultado ha centrado en la relación entre los medios
de comunicación y los observatorios de medios, y ha llevado a cabo un estudio comparativo de dos experiencias de
crítica feminista de medios: una catalana; otra brasileño. Este artículo tiene como objetivo identificar las estrategias
de tomada de la palabra de los sujetos de estudio, tomando como referencia la Teoria Semiolinguistica del Discurso
de Patrick Charaudeau.
Palabras-chaves: Observatorios de media; Feminismo; Análise del discurso.
Abstract
The “system of social response” (BRAGA, 2006) is one of the responsible forces for a change of attitude of mainstream
media with regard to cultural patterns. The media observatories, which have the dual purpose of media
literacy and media monitoring, are part of this system. This article is the result of a doctoral research focused on
the relationship between the mass media and the media observatories, that conducted a comparative study of two
experiences of feminist media criticism. This article aims to identify the discoursive strategies of those observatories
based on Patrick Charaudeau’s semiolinguistcs theory.
Keywords: Media observatoires; Feminism; Discourse analysis.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
[PT] Autores que publicam na Revista Comunicação Midiática concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.