Inércia de atenção: utilização do equipamento eye-tracker no estudo de memorização e raciocínio de uma publicidade externa

Authors

  • Sérgio Roberto Trein

Keywords:

publicidade externa; paisagem urbana; atenção; distratores; inércia atencional.

Abstract

RESUMO

A existência de inúmeros distratores na paisagem urbana pode criar um efeito de inércia atencional em relação à publicidade externa, a partir de processos inibitórios que reduzem a acessibilidade daqueles estímulos que se apresentam como irrelevantes e podem causar interferências no êxito das metas atuais. Ou seja, os efeitos da inércia atencional podem tornar a publicidade externa um estímulo irrelevante. O objetivo deste estudo é o de compreender que conceitos como o rastreamento ocular, os tipos de movimentos oculares, os limites de captura de atenção e a inércia atencional podem ser determinantes na memorização e no raciocínio de uma publicidade externa. Para isso, apresenta-se uma proposta de medição da inércia atencional em relação à publicidade externa, através de um experimento que utiliza o equipamento eye-tracker.

Palavras-chave: publicidade externa; paisagem urbana; atenção; distratores; inércia atencional.

 

RESUMEN

La existencia de innumerables distractores en el paisaje urbano puede crear un efecto de inercia atencional en relación a la publicidad externa, a partir de procesos inhibitorios que reducen la accesibilidad de aquellos estímulos que se presentan como irrelevantes y pueden causar interferencias en el éxito de las metas actuales. Es decir, los efectos de la inercia atencional pueden hacer que la publicidad externa sea un estímulo irrelevante. El objetivo de este estudio es comprender que conceptos como el rastreo ocular, los tipos de movimientos oculares, los límites de captura de atención y la inercia atencional pueden ser determinantes en la memorización y en el razonamiento de una publicidad externa. Para ello, se presenta una propuesta de medición de la inercia atencional en relación a la publicidad externa, a través de un experimento que utiliza el equipo eye-tracker.

Palabras clave: publicidad exterior; paisaje urbano; atención; distractores; inercia atencional

 

ABSTRACT

The existence of innumerable distractors in the urban landscape can create an effect of attentional inertia in relation to external publicity, from inhibitory processes that reduce the accessibility of those stimuli that are presented as irrelevant and can interfere in the success of the current goals. That is, the effects of attentional inertia can make external advertising an irrelevant stimulus. The objective of this study is to understand that concepts such as ocular tracking, types of ocular movements, limits of attention capture and attention inertia can be determinant in the memorization and reasoning of an external publicity. For this, a proposal is presented to measure attentional inertia in relation to external advertising, through an experiment that uses the eye-tracker equipment.

Keywords: external advertising; urban landscape; attention; distractors; attentional inertia

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Published

2018-04-30

How to Cite

ROBERTO TREIN, Sérgio. Inércia de atenção: utilização do equipamento eye-tracker no estudo de memorização e raciocínio de uma publicidade externa. Revista Comunicação Midiática, Bauru, SP, v. 13, n. 1, p. 50–62, 2018. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/comunicacaomidiatica/index.php/CM/article/view/7.. Acesso em: 17 nov. 2024.