Netflix e o desafio em ser original no mundo do streaming

Authors

  • Vicente Gosciola Universidade Anhembi Morumbi (UAM)
  • Edson de Souza Spitaletti Universidade Anhembi Morumbi (UAM)
  • Líris Tavares Buarque De Vasconcelos Universidade Anhembi Morumbi (UAM)

DOI:

https://doi.org/10.5016/frknwv43

Keywords:

Netflix, Plataforma, Arte, Streaming, Comunicação, Cinema

Abstract

Neste texto vamos abordar como as novas tecnologias foram sendo absorvidas pela Netflix de modo a ampliar o seu poder comercial, mas também, e talvez contraditoriamente falando, como isso serviu para um mundo extremamente concorrente de players de streaming proliferarem pelo mundo. A empresa tem uma das melhores estratégias de marketing do mundo, o uso das redes sociais faz o público se sentir íntimo e acolhido pelos perfis da plataforma com uma comunicação atraente fazendo muitas pessoas se converterem em clientes. Já que em cada rede social um usuário possui um determinado comportamento, a empresa cria perfis de personalidades diferentes em cada rede social sem deixar perder a identidade da Netflix, a atenção e bom humor são essenciais. Contudo, como veremos no desenvolvimento deste texto, a evolução de uma plataforma trará maiores chances para a concorrência.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Vicente Gosciola, Universidade Anhembi Morumbi (UAM)

    Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PUC-SP). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Lattes: http://lattes.cnpq.br/5946402698411270. Grupo de Pesquisa CNPq Narrativas Tecnológicas: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7349216593381371. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6267-8130

  • Edson de Souza Spitaletti, Universidade Anhembi Morumbi (UAM)

    Mestrando em Comunicação pelo PPGCom - UAM. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6658537533378038. Grupo de Pesquisa CNPq Narrativas Tecnológicas: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7349216593381371

  • Líris Tavares Buarque De Vasconcelos, Universidade Anhembi Morumbi (UAM)

    Iniciação Científica em Cinema e Audiovisual pelo PPGCom - UAM. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5636717650822206. Grupo de Pesquisa CNPq Narrativas Tecnológicas: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7349216593381371

References

ANCINE. Panorama do mercado de vídeo por demanda no Brasil 2022. Disponível em: https://www.gov.br/ancine/pt-br/oca/publicacoes/arquivos.pdf/informe-vod2022.pdf. Acesso em: 20. jul. 2024.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica. Porto Alegre: Zouk, 2012.

BRENTANO, Laura. Netflix chega ao Brasil por R$ 15 ao mês. g1, 05/09/2011. Disponível em: https://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2011/09/netflix-chega-ao-brasil-por-r-15-por-mes.html. Acesso em: 20. jul. 2024.

BORDWELL, David. Pandora's digital box: films, files, and the future of movies. Wisconsin: Irvington Way Institute Press, 2012.

BORDWELL, David. Sobre a história do estilo cinematográfico. Campinas: EdUnicamp, 2013.

CANUDO, Ricciotto. Manifeste des sept arts. Gazette des sept arts, n° 2, 25 janeiro 1923, p. 2.

ELSAESSER, Thomas. Film History as Media Archaeology, Tracking Digital Cinema. Amsterdam: Amsterdam University Press, 2016.

ELSAESSER, Thomas. Cinema como arqueologia das mídias. São Paulo: Sesc, 2018.

FITZGERALD, Toni. Os melhores serviços de streaming para 2024. Forbes, 2024. Disponível em: https://www.forbes.com/sites/entertainment/article/best-streaming-services/?sh=5be8bece7ec1. Acesso em: 20. jul. 2024.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

HASTINGS, Reed; MEYER, Erin. A regra é não ter regras: a Netflix e a cultura da reinvenção. Rio de Janeiro: Intrínseca 2020.

NETFLIX. A história da Netflix. Disponível em: https://about.netflix.com/pt_br. Acesso em: 20. jul. 2024.

NETFLIX. Como funciona o sistema de recomendações da Netflix. Disponível em: https://help.netflix.com/pt/node/100639. Acesso em: 20. jul. 2024.

SCORSESE, Martin. I Said Marvel Movies Aren't Cinema. Let Me Explain. The New York Times. Disponível em: https://www.nytimes.com/2019/11/04/opinion/martin-scorsese-marvel.html. Acesso em: 20. jul. 2024.

SCORSESE, Martin. Il Maestro - Federico Fellini and the lost magic of cinema. Harper’s. Disponível em: https://harpers.org/archive/2021/03/il-maestro-federico-fellini-martin-scorsese/. Acesso em: 20. jul. 2024.

XAVIER, Ismail. Sétima arte: um culto moderno: o idealismo estético e o cinema. São Paulo: Sesc, 2017.

Published

2024-12-22

Issue

Section

Dossiê: Lusofonia em Debate

How to Cite

GOSCIOLA, Vicente; DE SOUZA SPITALETTI, Edson; DE VASCONCELOS, Líris Tavares Buarque. Netflix e o desafio em ser original no mundo do streaming. Revista Comunicação Midiática, Bauru, SP, v. 19, n. 2, p. 49–64, 2024. DOI: 10.5016/frknwv43. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/comunicacaomidiatica/index.php/CM/article/view/650.. Acesso em: 28 dec. 2024.