Campanhas de comunicação e objetivos de desenvolvimento sustentável

um relato de experiência no ensino superior privado

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5016/jz7gjw84

Keywords:

comunicação, relações públicas, competência em informação

Abstract

Este trabalho apresenta um relato de experiência para o desenvolvimento da competência em informação (CoInfo) sobre o tema dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que foi realizado através de atividades de extensão em uma universidade privada da cidade de Bauru, São Paulo, Brasil, após o período de isolamento social causado pela pandemia de Covid 19. A competência em informação exige que as pessoas reconheçam quando a informação é necessária e tenham a capacidade de localizar, avaliar e utilizar eficazmente a informação necessária. A abordagem metodológica qualitativa utilizou a pesquisa-ação, realizada em estreita associação com uma ação ou resolução de um problema coletivo no qual pesquisadores e participantes são envolvidos de forma cooperativa. O trabalho para desenvolver habilidades de competência em informação incluiu discussões sobre o tema, propostas de resolução de problemas coletivamente, apresentação de projetos, discussão de estratégias de busca de informações e como selecionar fontes, bem como processos para divulgação do trabalho realizado. O contexto examinado possibilita a formação de cidadãos profissionais e conecta a universidade com as demandas da população na produção de conhecimento, para superar as desigualdades sociais. Como resultado, os alunos produziram campanhas de comunicação para divulgar os ODS à comunidade. Eles trabalharam em equipe e se aprofundaram no tema dos ODS.

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Author Biographies

  • Tamara de Souza Brandão Guaraldo, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

    Doutora em Ciência da Informação pela Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), da Universidade Estadual Paulista (Unesp) - campus de Marília. Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da FFC-Unesp e da Graduação da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design (FAAC), da Unesp - campus de Bauru.

  • Rita de Cássia Silva dos Santos , Universidade Estadual Paulista (Unesp)

    Doutoranda em Ciência da Informação na Universidade Estadual Paulista (Unesp). Bolsista CNPq. Docente da Instituição de Ensino Superior de Bauru (IESB).

  • Glória Bastos, Universidade Aberta de Portugal

    Doutora em Estudos Portugueses pela Universidade Aberta de Portugal (UAb). Docente do Departamento de Educação e Ensino a Distância, da UAb. Coordenadora do curso de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares, da UAb.

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Published

2024-12-22

Issue

Section

Dossiê: Lusofonia em Debate

How to Cite

GUARALDO, Tamara de Souza Brandão; DOS SANTOS , Rita de Cássia Silva; BASTOS, Glória. Campanhas de comunicação e objetivos de desenvolvimento sustentável: um relato de experiência no ensino superior privado. Revista Comunicação Midiática, Bauru, SP, v. 19, n. 2, p. 171–188, 2024. DOI: 10.5016/jz7gjw84. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/comunicacaomidiatica/index.php/CM/article/view/647.. Acesso em: 10 feb. 2025.