Por onde passam as fronteiras do jornalismo profissional? Estratégias de distinção de um jornal-empresa a partir da emergência de novos atores e meios produtivos
Keywords:
jornalismo profissional; estratégias de distinção; classificação; fronteiras; jornais.Abstract
RESUMO
O artigo aborda o problema da delimitação de fronteiras do jornalismo profissional no mundo contemporâneo, em um cenário marcado por maior complexidade nas formas de conceber, praticar e consumir informações, com novos atores operando no terreno midiático. Toma como ponto de partida um trecho do discurso de Otávio Frias Filho, publicado em caderno comemorativo dos 95 anos da Folha de S. Paulo, para analisar a tentativa do jornal de situar/reforçar o lugar do jornalismo ali praticado em uma posição distintiva, invocando a classificação “profissional” (marcador simbolicamente poderoso) como forma de forjar uma diferenciação mais estrita em relação aos seus “outros”. Discute, a partir deste caso, estratégias de legitimação que revelam um esforço de “controle” via empresa das fronteiras profissionais do jornalismo.
Palavras-chave: jornalismo profissional; estratégias de distinção; classificação; fronteiras; jornais.
RESUMEN
El artículo aborda el problema de la delimitación de las fronteras del periodismo profesional en el mundo contemporáneo, en un escenario marcado por una mayor complejidad en las formas de concebir, practicar e consumir información, con nuevos actores operando en el terreno mediático. Toma como punto de partida un trecho del discurso de Otávio Frias Filho, publicado en cuaderno conmemorativo de los 95 años de la Folha de S. Paulo, para analizar la tentativa del periódico de situar/reforzar el lugar del periodismo allí practicado en una posición distintiva (característica, discriminante), invocando la clasificación “profesional” (marcador simbólicamente poderoso) como forma de forjar una diferenciación (distinción) más estricta en relación a sus “otros”. Discute, a partir de este caso, estrategias de legitimación que revelan un esfuerzo de “control” vía empresa de las fronteras profesionales del periodismo.
Palabras clave: periodismo profesional; estrategias de distinción; clasificación; fronteras; periódicos.
ABSTRACT
This paper discusses the actual problem of setting the boundaries of professional journalism, in a scenario marked by more complexity in the different forms of conceive, produce and consume information, with new agents operating in the media field. It takes as starting point an excerpt from Otavio Frias Filho’s speech, director of Folha de S. Paulo, published by the time of the newspaper 95th anniversary, in order to analyze the ways the newspaper is trying to reinforce its position as a distinct mode of journalism in the field. The newspaper Folha de S. Paulo aims to achieve that purpose is by appealing to the “professional” classification (a marker symbolically powerful), as a strategy to develop a stronger distinctiveness in relation to the “others” into the journalistic field. Thus, the paper discusses the legitimation strategies that reveal a “control”, by the media company, of the professional field boundaries.
Keywords: professional journalism; strategy of distinction; classification; boundaries; newspapers.
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