Semiótica de la información del ethos del presentador del noticiario televisivo
Keywords:
Ethos; Teoría de la información; Semiótica; Presentador del noticiario televisivo.Abstract
RESUMEN
El ethos ofrece, en los últimos años, un interesante campo de reflexión sobre la práctica profesional de la comunicación mediática. Tratándose de un concepto sumamente abstracto, su análisis representa un desafío teórico-metodológico. La propuesta aquí es desarrollar un abordaje analítico que integre la teoría de la información (una cibernética de lo viviente) y una perspectiva semiótica, lo que se podría llamar una semióticainformacional, que permita sistematizar los signos que son propios del ethos, en este caso, del presentador del noticiario televisivo.
Palabras clave: Ethos; Teoría de la información; Semiótica; Presentador del noticiario televisivo.
RESUMO
O ethos tem, nos últimos anos, um interessante campo de reflexão sobre a prática profissional dos meios de comunicação. Sendo um conceito muito abstrato, sua análise representa um desafio teórico e metodológico. A proposta aqui é desenvolver uma abordagem analítica que integra a teoria da informação (cibernética dos organismos vivos) e uma perspectiva semiótica, o que poderia ser chamado de enfoque semióticoinformacional, para sistematizar os sinais que são característicos do ethos, neste caso, do apresentador de televisão.
Palavras-chave: Ethos; Teoria da informação; Semiótica; Apresentador de jornalismo televisivo.
ABSTRACT
The ethos offers, in recent years, an interesting field of reflection on professional practice of media communication. Being a highly abstract concept, its analysis represents a theoretical and methodological challenge. This paper proposal is to develop an approach that integrates theory of communication (a cybernetics of living human) and a semiotic perspective, that we call a semiotic-informational approach, allowing the systematization of the signs that are characteristic of the ethos, in this case, of the TV news presenter.
Keywords: Ethos; Theory of communication; Semiotics; TV news presenter.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
[PT] Autores que publicam na Revista Comunicação Midiática concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.