O vazio da estante: o acesso ao livro digital sob a perspectiva das suas dimensões política e cultural
Keywords:
Comunicação midiática; Livro digital; Circulação; Contrato de leitura; Dimensões política e cultural.Abstract
RESUMO
O propósito deste texto é esboçar uma problemática do livro digital como objeto de pesquisa no campo da comunicação midiática. Para tanto, centra-se, como proposta de estudo, na questão da oferta e do acesso a essa mídia, seu processo de circulação. Desse modo, elege duas dimensões, apresentadas como complementares, quando se trata do alcance aos livros digitais: dimensão político-comunicacional e dimensão cultural-comunicacional. A primeira refere-se aos aspectos ligados às instituições envolvidas na formação do universo dos commons e no estabelecimento da propriedade intelectual. A segunda diz respeito aos aspectos culturais implicados no uso do livro digital: valores simbólicos; mutações de práticas sociais, informativas ou comunicacionais; e mediação histórico-cultural do livro impresso.
Palavras-chave: Comunicação midiática; Livro digital; Circulação; Contrato de leitura; Dimensões política e cultural.
RESUMEN
El propósito de este trabajo es proyectar una problemática del libro digital como objeto de investigación en el campo de la comunicación mediática. Para ello, se centra, como propuesta de estudio, sobre la cuestión de la oferta y del acceso en este medio, su proceso de circulación. Por lo tanto, elige a dos dimensiones, presentadas como complementarias, cuando se trata del alcance de los libros digitales: dimensión político-comunicacional y dimensión cultural-comunicacional. La primera se refiere a los aspectos relacionados con las instituciones que participan en la formación del universo de los commons y en el establecimiento de la propiedad intelectual. El segundo se refiere a los aspectos culturales involucrados en el uso del libro digital: valores simbólicos, los cambios en las prácticas sociales, informativas o comunicacionales; y la mediación cultural-histórica del libro impreso.
Palabras-clave: Comunicación mediática; Libro digital; Circulación; Contracto de lectura; Dimensiones política y cultural.
ABSTRACT
The purpose of this writing is to delineate a dissemblance of the digital book as an object of research in the field of media communication. To do so, it focuses, as a proposal of study, on the issue of supply and access to this media and also its circulation process. Thus, it arises with two dimensions, shown as complementary ones, when it is referring to the reach on digital books: political-communicative and cultural-communicative dimensions. The first refers to aspects related to institutions involved in the formation of the universe of the commons and in the circumscription of intellectual property. The second concerns the cultural aspects implicated in the use of the digital book: symbolic values, changes in social practices, both informational and communicational, and cultural-historical mediation of the printed book.
Keywords: Media communication; Digital book; Circulation; Reading contract; Political and Cultural dimensions.
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