Um pouco de inteligência natural patrimonialista contra a gestão das trocas simbólicas no contexto das TICs: um instantâneo etnográfico do repasse de informações de contato no Mercado Livre
Keywords:
Poder do mediador; Hegemonia nos novos meios; Negociação cultural.Abstract
RESUMO
Neste artigo, pretende-se mapear aspectos que opõem parte dos novos padrões de hegemonia comunicacional, marcados pelas tentativas de capitalização das novas sociabilidades midiatizadas, e algumas das resistências que se colocam diante deles, por meio das tentativas de escape às técnicas de controle por eles impostas. Para tanto, serão aqui condensados e debatidos alguns dos achados de uma imersão etnográfica mais ampla, procedida em um site de leilões virtuais, baseada em modelos adaptados ao contexto das comunidades virtuais. Serão enfocados, principalmente, os caminhos de evasão que exploram as tentativas de otimização dos processos de vigilância calcadas em sua delegação parcial a sistemas informatizados, discutindo a ligação destes procedimentos com nossas tradições culturais de negociação institucional.
Palavras-chave: Poder do mediador; Hegemonia nos novos meios; Negociação cultural.
RESUMEN
Esto trabajo tiene como objetivo analizar aspectos del choque de parte de las nuevas tipologías de la hegemona comunicacional, marcadas por los intentos de capitalización de la nueva sociabilidad mediada, e algunas de las resistencias que si ponen delante de ellas, por medio de los intentos de escape a las técnicas de control que han impuesto. Para esto se condensarán y discutirán las descubiertas de una inmersión etnográfica más amplia, basada en modelos adaptados a los contextos de las comunidades virtuales. Se pondrán de relieve, principalmente, las vas de escape que disfrutan de los intentos de optimización del proceso de supervisión basados en su delegación parcial a sistemas informáticos, discutiendo la conexión de estos procedimientos con las tradiciones culturales brasileñas de negociación institucional.
Palabras clave: Poder del mediador; Hegemona en los nuevos medios de comunicación; Negociación cultural.
ABSTRACT
This article aims to map out the aspects that oppose some of the new patterns of hegemonic communication marked by attempts to the capitalization of computer mediated sociability, and some of the resistance to those aspects via efforts made to avoid the control techniques imposed by them. For this purpose, the findings of ample ethnographic immersion in a web auction tool will be condensed and debated, using models adapted to the context of virtual communities. The primarily focus will be the evasion routes that explore attempts to optimize the surveillance process via a partial delegation to computerized operations, whilst charting the connections between those procedures and Brazilian cultural traditions related to institutional negotiations.
Keywords: Service provider power; Hegemony in new media; Cultural negotiations.
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