Estratégias Organizacionais Na Noticiabilidade De Eventos Críticos: Uma Contribuição Teórico Empírica Aos Estudos De Comunicação Midiática
Keywords:
Estratégias organizacionais; Noticiabilidade; Eventos críticos; Comunicação midiática.Abstract
RESUMO
O presente artigo reflete sobre as estratégias organizacionais na ocorrência de um evento crítico, como também sua contribuição na elaboração das notícias. Busca-se estudar a repercussão de um evento crítico a partir da análise de conteúdo de notícias publicadas na mídia impressa. Observou-se que as estratégias organizacionais estão presentes na cena midiática, assim como as manifestações dos demais atores sociais. A organização analisada adotou posicionamento conciso, o que desencadeou outro tipo de relacionamento com a mídia.
Palavras-chave: Estratégias organizacionais; Noticiabilidade; Eventos críticos; Comunicação midiática.
RESUMEN
En este artículo se reflexiona sobre las estrategias de organización en caso de un evento crítico, así como su contribución a la elaboración de la noticia. El objetivo es estudiar el impacto de un evento crético con el análisis del contenido de las noticias publicadas en la prensa. Se observó que las estrategias de la organización están presentes en la escena de los medios de comunicación, así como las manifestaciones de otros actores sociales. La organización analizada adoptó una posición concisa, lo que provocó otro tipo de relación con los media.
Palabras clave: Estrategias de organización; Interés periodístico; Eventos críticos; Medios de comunicación.
ABSTRACT
This article reflects on corporative strategies in critical events and its contribution to news production. The aim is to study the impact of critical events using content analysis of news published in printed media. It was observed that organizational strategies are presented in media scene, as well as another social actors manifestations. The organization analyzed adopted a concise position, fact that triggered another kind of relationship with the media.
Keywords: Corporative strategies; Newsworthiness; Critical events; Mass communication.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
[PT] Autores que publicam na Revista Comunicação Midiática concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.