A colagem como processo criativo: da arte moderna ao motion graphics nos produtos midiáticos audiovisuais

Authors

  • Herom Vargas
  • Luciano de Souza

Keywords:

Colagem; Motion graphics; Audiovisual; Experimentação.

Abstract

RESUMO

O artigo faz um estudo sobre os usos da colagem para demonstrar a importância desse procedimento estético usado na linguagem motion graphics no audiovisual contemporâneo. Desde as vanguardas no inúcio do século XX, passando pelo cinema e pela televisão, a colagem tornou-se uma das marcas das linguagens digitais nos últimos 20 anos, o que justifica a reflexão em torno de suas raízes e características, de seus desdobramentos atuais e das possibilidades criativas que encerra.

Palavras-chave: Colagem; Motion graphics; Audiovisual; Experimentação.
 

RESUMEN

El artículo es un estudio sobre el uso del collage para demostrar la importancia de este procedimiento estético en el lenguaje motion graphics en el audiovisual contemporáneo. Desde las vanguardias en principio del siglo XX, pasando por el cine y la televisión, el collage se convirtió en una de las características de los lenguajes digitales en los últimos 20 años. Eso justifica la reflexión sobre sus raíces y sus características, sus desarrollos actuales y sobre las posibilidades creativas que posee.

Palabras clave: Collage; Motion graphics; Audiovisual; Experimentación.


ABSTRACT

The article is a study on the use of collage to demonstrate the importance of this aesthetic procedure in the motion graphics language in contemporary audiovisual. From the avant-garde in the early twentieth century, through cinema and television, collage became one of the hallmarks of digital languages in the last 20 years witch justifies the reflection around its roots and characteristics, its current developments and the creative possibilities it holds.

Keywords: Collage; Motion graphics; Audiovisual; Experimentation.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2011-12-01

How to Cite

VARGAS, Herom; DE SOUZA, Luciano. A colagem como processo criativo: da arte moderna ao motion graphics nos produtos midiáticos audiovisuais. Revista Comunicação Midiática, Bauru, SP, v. 6, n. 3, p. 51–70, 2011. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/comunicacaomidiatica/index.php/CM/article/view/316.. Acesso em: 17 nov. 2024.