Espaço urbano e teatralidades nas cenas medievalista, vitoriana e steampunk
Abstract
RESUMO
Este artigo é resultado parcial da pesquisa Comunicação, consumo e memória: da cena cosplay a outras teatralidades juvenis (CNPq/PPGCOM-ESPM). Objetiva-se analisar as relações entre o espaço urbano e as cenas medievalista, vitoriana e steampunk. Baseado em etnografias nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, e nos estudos sobre comunicação, juventude, performance e antropologia urbana, quer-se demonstrar os modos de ocupação da cidade pela teatralidade experimentada por jovens que representam tempos passados.
Palavras-chave: Espaço Urbano; Teatralidades; Cenas Culturais
RESUMEN
Este artículo es el resultado parcial de la investigación Comunicación, Consumo y Memória: la escena del cosplay a otras teatralidades juveniles (CNPq / PPGCOM-ESPM). El objetivo es analizar la relación entre el espacio urbano y escenas medievalistas, victoriana y steampunk. Este trabajo es basado en la investigación etnográfica en Sao Paulo, Belo Horizonte y Río de Janeiro, y en los estudios de la comunicación, de la juventud, de la performance y de la antropología urbana. Deseamos demostrar la ocupación de la ciudad por los modos de teatralidad que experimentan los jóvenes que representan el pasado.
Palabras clave: Espacio Urbano; Teatralidades; Escenas Culturales
ABSTRACT
This paper presents partial results of the research “Comunicação, Consumo e Memória: da Cena Cosplay a outras Teatralidades Juvenis" (Communication, consumption and memory: from the cosplay scene to other juvenile theatricalities - CNPq/PPGCOM-ESPM). The objective is to analyze the relation of urban space with medieval, Victorian and steampunk scenes. Based on ethnographic researches conducted in the cities of São Paulo, Belo Horizonte and Rio de Janeiro, and studies about communication, media, performance and urban anthropology to demonstrate the ways for occupying the city by youth theatricality that represent ancient times.
Keywords: Urban space; Theatricalities; Cultural Scenes
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
[PT] Autores que publicam na Revista Comunicação Midiática concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.