As Casas Bahia não entrarão no Amapá. Consumo, política e intersubjetividade.
Keywords:
Consumo; Intersubjetividade; Mídia; Política; Amapá.Abstract
RESUMO
Um tema inusitado surgiu na campanha eleitoral de 2010 no estado do Amapá: o rumor de que, caso o candidato Lucas Barreto (PTB) fosse eleito governador, seu vice-governador, Jaime Nunes, empresário dono do maior grupo local de varejo, as lojas Domestilar, mobilizaria as condições políticas disponíveis para impedir que novos grupos varejistas, particularmente as “Casas Bahia”, instalassem-se no Amapá. Bombardeada pela publicidade desse grupo, que é veiculada em rede nacional de televisão, a população converteu o assunto num tema político. O artigo procura compreender como o desejo de consumo, com sua dimensão política, constitui um fenômeno intersubjetivo em uma sociedade midiatizada.
Palavras-chave: Consumo; Intersubjetividade; Mídia; Política; Amapá.
RESUMEN
Un objeto insólito apareció en la campaña electoral 2010 en el estado brasileño de Amapá: el rumor de que, si el candidato Lucas Barreto (PTB) fue elegido gobernador, su vicegobernador, Jaime Nunes, empresario propietario del mayor grupo de comercio al por menor local, Domestilar, haría movilizar a las condiciones políticas disponibles para prevenir la instalación en Amapá de nuevos grupos, en particular las "Casas Bahia", una poderosa red brasileña de tiendas minoristas. Bombardeados por la publicidad de este grupo, que se que se transmite en la televisión nacional, la población convirtió ese rumor en un tema político. El artículo busca entender cómo el deseo de los consumidores, con su dimensión política, es un fenómeno intersubjetivo en una sociedad mediatizada.
Palabras clave: Consumo; intersubjetividade; Medios; Política; Amapá.
ABSTRACT
An unusual subject appeared in the 2010 election campaign in the brazilian state of Amapá: the rumor that, if the candidate Lucas Barreto (PTB) was elected governor, his deputy governor, Jaime Nunes, entrepreneur owner of the largest group of local retail stores Domestilar, will mobilize political conditions to prevent the arriving of new retail groups in the state, particularly the "Casas Bahia", a powerful Brazilian network of retail stores. Bombarded by advertising this group, which is aired on national television, the population converted this subject into a political issue. The article seeks to understand how consumer desire, with its political dimension, is an intersubjective phenomenon in a mediatized society.
Keywords: Consumption; Intersubjectivity, Media, Politics, Amapá.
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