Políticas Culturais de Acesso ao Cinema Brasileiro: trajetórias e desafios
Keywords:
Políticas de Comunicação e de Cultura; Cinema brasileiro; Acesso à cultura.Abstract
Resumo
Este artigo propõe uma discussão acerca da atual constituição das políticas públicas voltadas para o cinema no Brasil, a partir de uma abordagem histórica, com os seguintes objetivos: analisar de que forma essas políticas interferiram na atividade do setor e ressaltar os seus reflexos especialmente no que tange ao acesso aos filmes nacionais. A partir da exposição da trajetória das relações entre o Estado brasileiro e o campo cinematográfico, desde o primeiro governo Vargas até os dias atuais, é possível perceber que as políticas se voltaram primordialmente para a produção, relegando o acesso aos filmes a um segundo plano. Em seguida, levanta-se uma discussão sobre o conceito de acesso à cultura que pode ajudar a refletir sobre os avanços e limites da política atualmente em vigor.
Palavras-chave: Políticas de Comunicação e de Cultura; Cinema brasileiro; Acesso à cultura.
Resumen
En este trabajo se propone un análisis de la actual constitución de las políticas públicas del cine en Brasil, a partir de un enfoque histórico, con los siguientes objetivos: examinar cómo estas políticas interfirieron con la actividad en el sector y destacar sus reflejos sobre todo acerca del acceso a las películas nacionales. A partir de la exposición de la trayectoria de las relaciones entre el Estado brasileño y el campo cinematográfico, desde el primer gobierno de Vargas hasta la actualidad, se puede ver que las políticas han centrado principalmente en la producción, relegando el acceso al cine a un según plan. Después, sugerimos una discusión sobre el concepto de acceso a la cultura que puede ayudar a reflexionar sobre los avances y las limitaciones de la política vigente.
Palabras-clave: Políticas de Comunicación y de Cultura; Cine brasileño; Acceso a la cultura.
Abstract
This paper proposes a discussion of the current constitution of cultural policies of cinema in Brazil, from a historical approach, with the following objectives: to examine how these policies interfered with the activity in the sector and to highlight their reflexes especially in terms of access to national films. From the exposure of the trajectory of relations between the Brazilian state and the cinematographic field, since the first Vargas government to the present day, it is possibleto see that the policies have turned primarily to production, relegating access to the movies an afterthought. Then arise as a discussion of the concept of access to culture that can help reflect on the advances and limitations of the policy currently in effect.
Keywords: Communication and Cultural Policies; Brazilian cinema; Access to culture.
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