Os Sentidos da Música, o Dinheiro e a Mídia
Keywords:
Música; Gosto; Capital.Abstract
Resumo
Quais são os significados dos sons musicais? Sons têm um sentido, na dupla acepção do termo – sensível e significante? Como identificá-los? E o que dizer dos gostos musicais? O objetivo deste artigo não é responder a estas perguntas, mas propor algumas questões que talvez possam contribuir nessa direção, com base na teoria do valor de Marx – mais especificamente na contradição entre valor de uso e valor de troca, incluindo todas as suas conhecidas consequências –, articulada a uma relação entre sons musicais e sentimentos morais, sugerida por Rousseau em seu Ensaio sobre a origem das línguas.
Palavras-chave: Música; Gosto; Capital.
Resumen
¿Cuáles son los significados de los sonidos musicales? Los sonidos tienen sentido, en el doble sentido - sensible y significativa? ¿Cómo identificarlos? Y ¿qué pasa con los gustos musicales? El propósito de este artículo no es responder a estas preguntas, sino proponer algunas preguntas que puedan contribuir en este sentido, con base en la teoría del valor de Marx - en concreto la contradicción entre valor de uso y valor de cambio, incluyendo todas sus consecuencias conocidas - articulado una relación entre los sonidos musicales y los sentimientos morales propuestos por Rousseau en su Ensayo sobre el origen de las lenguas.
Palabras clave: Música; Gusto; Capital.
Abstract
What are the meanings of musical sounds? Sounds have meanings, in the double sense - sensitive and significant? How to identify them? And what about the musical tastes? The purpose of this paper is not to answer these questions, but to propose some questions that may possibly contribute in this direction, based on Marx's theory of value - specifically the contradiction between use value and exchange value, including all of its known consequences - articulated a relationship between musical sounds and moral sentiments suggested by Rousseau in his Essay on the origin of Languages.
Keywords: Music; Taste; Capital.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
[PT] Autores que publicam na Revista Comunicação Midiática concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.