Garotas e samba: gender and consumerism in the Vargas Era
Keywords:
Gender; Sexuality; Consumerism; Brazilian Cinema; Chanchadas.Abstract
ABSTRACT
This article investigates the representation of gender and sexuality in the chanchadas through an in-depth cinematic analysis of Garotas e Samba (Carlos Manga, 1957). The film is here regarded as a means of elaborating new paradigms for both genders, with love and marriage as symbolic battleground for the power struggles between men and women. The analysis demonstrates that the rapid rise of a consumer culture has had repercussions on the construction of masculinity – with infantilised men as the result of the increasing demands on masculine models – and femininity, whose representation indicates an attempt to cope with the women’s emancipatory movement at the time as well as its debunkment of romantic love in favour of a money-driven, consumerist approach to love.
Keywords: Gender; Sexuality; Consumerism; Brazilian Cinema; Chanchadas.
RESUMO
Este artigo investiga a representação de gênero e sexualidade nas chanchadas através da análise cinematográfica do filme Garotas e Samba (Carlos Manga, 1957). O filme é aqui tratado como um meio de elaboração de paradigmas par ambos os gêneros, com conceitos como amor e casamento vistos como campo de disputa simbólica de poder entre homens e mulheres. A análise demonstra que a expansão rápida da cultura de consumo teve repercussões na construção da masculinidade – com homens infantilizados como resultado de demandas crescentes nos modelos de masculinidade – e feminilidade, cuja representação indica uma tentativa de lidar com o movimento emancipatório das mulheres à época. A análise também constata a desmistificação do amor romântico em favor de uma abordagem pragmática e consumista do amor.
Palavras-chave: Gênero; Sexualidade; Consumo; Cinema brasileiro; Chanchadas.
RESUMEN
Este artículo investiga la representación de género y la sexualidad en las chanchadas brasileñas por medio del análisis de la película Garotas e Samba (Carlos Manga, 1957). La película es tratada aquí como medio de paradigmas de desarrollo para ambos sexos, con conceptos como el amor y el matrimonio vistos como campo de disputa simbólica de poder entre hombres y mujeres. El análisis muestra que la rápida expansión de la cultura del consumo repercutió en la construcción de la masculinidad – con los hombres infantilizados como resultado de la creciente demanda en modelos de masculinidad – y de la feminidad, cuya representación indica un intento de tratar con el movimiento emancipador de las mujeres en el momento. El análisis también toma nota de la desmitificación del amor romántico a favor de un enfoque pragmático y consumista al amor.
Palabras clave: Género; Sexualidad; Consumo; Cine brasileño; Chanchadas.
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