Jornalismo sem fins lucrativos: transição, sustentabilidade, expansão, e independência
Keywords:
Crise; Indústria de jornais; Jornalismo de nicho; Jornalismo sem fins lucrativosAbstract
Resumo
___________________________________________________________________________________
O artigo aborda o cenário de transição no qual o jornalismo e a prática investigativa estão imersos, refletindo acerca dos desafios e das possibilidades enfrentados no contexto atual, com o objetivo de expor apontamentos sobre a emergência do setor de jornalismo sem fins lucrativos, com enfoque nas iniciativas dedicadas a produção de reportagens investigativas. A queda na receita da mídia tradicional e a rotina produtiva do jornalismo na internet transformaram o investimento em jornalismo investigativo praticado dentro das redações dos principais veículos de comunicação e também dialoga com a criação de espaços para a produção, distribuição e acesso a investigações jornalísticas. Dentre a diversidade de iniciativas observáveis, destacamos e buscamos compreender a conformação do setor das organizações jornalísticas sem fins lucrativos, originado nos Estados Unidos e que tem se proliferado pela América Latina. Concluímos que embora o setor se apresente em expansão e represente um espaço para a produção de reportagens investigativas, são diversos os desafios enfrentados, dentre os quais se destacam a conquista da sustentabilidade e da independência.
Palavras-chave: Crise; Indústria de jornais; Jornalismo de nicho; Jornalismo sem fins lucrativos
Resumen
____________________________________________________________________________________
El artículo aborda el escenario de transición em el que el periodismo y la práctica de investigación están inmersos, al reflexionar sobre los retos y oportunidades que enfrentan em el contexto actual, com el objetivo de exponerlas notas acerca de la aparición del sector de organizaciones de noticias sin fines de lucro, centrándose em las iniciativas dedicadas a la producción de reportajes de investigación. La disminución de los ingresos procedentes de los medios de comunicación y las rutinas de producción tradicionales del periodismo en Internet han transformado la inversión em el periodismo de investigación practicado dentro de las salas de redacción de los principales medios de comunicación. Sin embargo, también fue una oportunidad para crear nuevos espacios para la producción, distribución y acceso a investigaciones periodísticas. Entre las iniciativas de diversidade observables, resaltar y tratar de entender la conformación del sector sin fines de lucro periodística, se originó em los Estados Unidos y se ha proliferado en toda América Latina. Llegamos a la conclusión de que si bien el sector está presente em expansión y representa um nuevo espacio para la producción de reportajes de investigación, los desafios son muchos, entre los que podemos destacar el logro de la sostenibilidad y la independencia.
Palabras clave: Crisis; La industria de la prensa; Nicho de periodismo; Periodismo sin fines de lucro
Abstract
_________________________________________________________________________________
The article discusses the transition scenario in which journalism and investigative practice are immersed, reflecting on the challenges and opportunities faced in the current context, with the aim of exposing notes about the emergence of the nonprofit journalism sector, focusing on initiatives dedicated to producing investigative reporting. The decline in revenue from traditional media and production routines of journalism on the Internet have transformed the investment in investigative journalism practiced within the newsrooms of major media outlets. However, it also provided an opportunity to create new spaces for production, distribution and access to journalistic investigations. Among the observable diversity initiatives, we highlight and seek to understand the conformation of journalistic nonprofits sector, originated in the United States and has been proliferated throughout Latin America. We conclude that although the sector is present in expansion and represents a new space for the production of investigative reporting, the challenges are many, among which we highlight the achievement of sustainability and independence.
Keywords: Crisis; The newspaper industry; Journalism niche; Nonprofit journalism
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
[PT] Autores que publicam na Revista Comunicação Midiática concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.