A interatividade na TV digital brasileira: implantação e problemas enfrentados
Keywords:
TV digital; Interatividade; Ginga.Abstract
RESUMO
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A interatividade foi um tema central na TV digital no Brasil. O middleware Ginga foi considerado como uma das principais inovações, com potencial para mudar toda a televisão. No entanto, sete anos após o começo das transmissões digitais no país, a interatividade plena não saiu do papel. As aplicações que estão sendo transmitidas pelas emissoras de TV se resumem a informações complementares à programação. Este artigo investiga as causas do lento processo de adoção da interatividade pelo mercado brasileiro, a saber: falta de interesse da indústria eletroeletrônica, falta de incentivo para o uso da interatividade como ferramenta de inclusão digital, modelo conceitual de controle das informações e o surgimento de meios mais atrativos e lucrativos para a audiência interagir com a programação.
Palavras-chave: TV digital; Interatividade; Ginga.
RESUMEN
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La interactividad ha sido un tema central en la TV digital en Brasil. Middleware Ginga fue considerada como una de las principales innovaciones que tienen el potencial de cambiar la totalidad de la TV. Sin embargo, siete años después del inicio de las transmisiones digitales en el país, la interactividad completa nunca aconteció. Las aplicaciones que están siendo difundidos por las estaciones de TV se reducen a la información de programación adicional. Este trabajo investiga las causas de la lenta adopción de la interactividad en el mercado brasileño, a saber: la falta de industria de la electrónica de interés, la falta de incentivos para el uso de la interactividad y la herramienta de inclusión digital, modelo conceptual de control de la información y el surgimiento de formas más atractivas y rentables para la audiencia a interactuar con la programación.
Palabras clave: TV digital; Interactividad; Ginga.
ABSTRACT
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Interactivity has been a central theme in the discussions of digital TV in Brazil. Ginga middleware was considered one of the main innovations, with potential to change the entire TV. However, seven years after the beginning of digital transmissions, full interactivity hasn’t occurred. Applications broadcast by TV stations use only additional programming information. This paper investigates the causes of the slow adoption of interactivity in the Brazilian market, namely: lack of interest by electronics industry, lack of incentives for the use of interactivity as a digital inclusion tool, conceptual model of information control and the emergence of more attractive and profitable ways for the audience to interact with programming.
Keywords: Digital TV; Interactivity; Ginga
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