Acontecimento, celebridade e carisma: uma análise da imagem pública do papa Francisco
Keywords:
Acontecimento; Carisma; Performance; Imagem pública; CelebridadeAbstract
Resumo
O objetivo deste artigo é analisar a construção da imagem pública do papa Francisco, empreendida pelo programa Fantástico, da Rede Globo. Entendemos que Jorge Mario Bergoglio despontou na cena pública a partir de um acontecimento – sua eleição como o novo papa, após a renúncia de Bento XVI. A partir das atitudes tomadas por ele, bem como das relações que estabeleceu com a sociedade, o novo papa se afirmou, ele mesmo, como um acontecimento. Nesse sentido, o texto analisa a dupla dimensão acontecimental de Francisco: o seu poder de afetação e o seu poder hermenêutico. A análise revela o carisma que caracteriza essa celebridade, que encarna o sentimento de mudança em uma figura bondosa, humilde, que luta pelos pobres e pelas minorias.
Palavras-chave: Acontecimento; Carisma; Performance; Imagem pública; Celebridade
Resumen
El objetivo del artículo es analizar la construcción de la imagen pública del Papa Francisco empreendida por el programa televisivo Fantástico, de la Red Globo. Comprendemos que Jorge Mario Bergoglio surgió en la escena pública cuando fue electo como el nuevo papa, después de la renuncia del Bento XVI. Desde sus actitudes, como la relación que se estableció com la sociedad, él se puso como um acontecimiento para el mundo. Por consiguiente, el texto habla de la doble dimensión del hecho de Francisco: su poder de afección y tambiém su poder de hermenéutica. El análisis evidencia su carisma, que le caracteriza como una celebridad, que incorpora el sentimiento de cambio en la imagen amable, humilde, que lucha por los pobres y pela minoridad.
Palabras clave: Acontecimiento; Carisma; Performance; Imagen pública; Celebridad
Abstract
The aim of this paper is to analyze the constitution of Pope Francis’ public image built by the television program Fantástico (Rede Globo). We assume that Jorge Mario Bergoglio has emerged in the public scenario from an event – his election as the new pope, after the resignation of Pope Benedict XVI. Since the actions taken by Francis, as well as the relations he has established with society, the new pope was stated himself as an event. In this sense, the paper discusses the double dimension of Francisco as an event: his power to affect the society and his hermeneutic power. The analysis shows the charisma that characterizes this celebrity, which personifies the feel of change in a kind and humble figure, that fight for the poor and minorities.
Keywords: Event; Charisma; Performance; Public image; Celebrity.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
[PT] Autores que publicam na Revista Comunicação Midiática concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.