Os ambientes e os contra-ambientes: uma possível epistemologia dos meios
Keywords:
Marshall McLuhan; Meios; Epistemologia.Abstract
Resumo
Este artigo apresenta uma tentativa de delinear os aspectos centrais que caracterizariam uma epistemologia dos meios indiciada por Marshall McLuhan ao longo de toda a sua obra. Para isso, serão recuperados alguns aspectos centrais do conceito de contra-ambiente ou antimeio, colocando-o em diálogo com outras duas definições também propostas pelo autor: a relação “arquétipo-clichê” e a tétrade. Com isso, objetiva-se elucidar a correlação de três questões: o modo pelo qual essa epistemologia constrói o seu objeto científico, os caminhos investigativos passíveis de serem trilhados para conhecê-lo e, por fim, o continuum semiótico que distingue o funcionamento dos meios na cultura, como também, do conhecimento que visa interpretá-los.
Palavras-chave: Marshall McLuhan; Meios; Epistemologia.
Resumen
Este artículo presenta un intento de delinear los aspectos centrales que caracterizarían una epistemología de los medios indicada por Marshall McLuhan a lo largo de toda su obra. Para eso, se recuperarán algunos aspectos clave del concepto de contra ambiente o antimeio, poniéndolo en diálogo con dos otras definiciones igualmente planteadas por el autor: la relación “arquetipo-cliché” y el tetrade. Así, es nuestro objetivo aclarar la relación entre esos tres aspectos: el modo como dicha epistomología construye su objeto científico, los caminos investigativos que pueden ser recorridos para conocerlo y, por fin, el continuum semiótico que distingue el funcionamiento de los medios en la cultura, como también, del conocimiento que busca interpretarlos.
Palabras clave: Marshall McLuhan; Medios de comunicación; Epistemología,.
Abstract
This article presents an attempt to delineate the central aspects that characterize a media epistemology indicted by Marshall McLuhan throughout his work. To do so, some central aspects of the concept of counter-environment or anti-medium were retrieved, placing a dialogue with two other definitions also proposed by the author: the relationship "archetype-cliché" and the tetrad. With that, the goal is to elucidate the correlation of three questions: the mode by which this epistemology builds its scientific object, the investigative paths which can be taken in order to know it and, finally, the semiotic continuum that distinguishes the functioning of media in culture, but also the knowledge that seeks to interpret them.
Keywords: Marshall McLuhan; Media; Epistemology.
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