“Estruturas de sentimentos” e a televisão digital brasileira: reconfigurações culturais em tempos de migração tecnológica
Keywords:
TV digital; Interatividade; Programas jornalísticos; Estruturas de sentimentos.Abstract
Resumo__________________________________________________________________________
As emissoras brasileiras têm equacionado o fato de a interatividade diretamente via TV digital não estar disponível através de abordagem que pode ser considerada uma preparação para o momento em que o recurso for disponibilizado. Trata-se de convites para que o público interaja utilizando um aparato conectado à Internet enquanto assiste TV. O momento de migração e coexistência tecnológica é analisado culturalmente neste artigo, considerando dados empíricos obtidos em três programas jornalísticos veiculados pela Rede Globo. Os dados habilitam reflexões quantitativas e qualitativas do estágio atual da reconfiguração dos modos de assistir (e, por extensão, produzir) televisão no Brasil.
Palavras-chave: TV digital; Interatividade; Programas jornalísticos; Estruturas de sentimentos.
Resumen
__________________________________________________________________________
Las emisoras de TV brasileñas han abordada la indisponibilidad de la interactividad hecha directamente a través de la televisión digital usando de un enfoque que puede ser considerado como una preparación para el momento en que la función hace disponible: el público tiene sido llamado a interactuar con la emisora a través de un dispositivo conectado a Internet mientras ve la televisión. Ese momento de migración y convivencia tecnológica es analizado en este artículo usando la noción de cultura, teniendo en cuenta datos empíricos obtenidos de tres programas de noticias presentados en el canal Rede Globo. Los datos permiten reflexiones cuantitativas y cualitativas sobre el estado actual de la reconfiguración de las formas de ver (y por extensión, producir) televisión en Brasil.
Palabras clave: Televisión digital; Interactividad; Programas de noticias; Estructuras de sentimiento.
Abstract
___________________________________________________________________________
Brazilian broadcasters have dealt with the fact that direct interactivity through digital TV is not available using an approach that can be considered as a preparation for the moment when the resource becomes available. It consists of invitations to public interaction by using a device connected to the Internet while watching television. The moment of migration and technological coexistence is culturally analyzed in this paper taking into consideration empirical data obtained on three journalistic television programs aired by Rede Globo. The data enable quantitative and qualitative reflections about the current stage of reconfigurations in the ways of watching (and consequently producing) television in Brazil.
Keywords: Digital TV; Interactivity; News programs; Structures of feelings.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
[PT] Autores que publicam na Revista Comunicação Midiática concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.