Imagem em Museus Virtuais: Recursos Interativos e Tecnológicos de Visualização
Keywords:
Museus de Moda; Imagem; Ferramentas de Visualização.Abstract
RESUMO
O presente artigo traz um estudo analítico sobre as tecnologias interativas adotadas por museus virtuais de moda com foco na visualização da imagem e na forma de interação e acesso a informação de seu acervo virtual. No primeiro momento, por meio de um estudo exploratório abordou-se a diferenciação entre imagem estática e imagem dinâmica, seguindo para investigação de como funcionam as tecnologias de realidade virtual (RV) com visão panorâmica em 360º do tipo plana, circular, esférica e cúbica e como são produzidas as imagens em gigapixels que permitem o zoom sem perda de qualidade. A partir dos resultados foi possível averiguar qual dos museus escolhidos apresentou melhor interação, controle e proximidade do usuário com a imagem e a própria ambientação do museu.
Palavras chave: Museus de Moda; Imagem; Ferramentas de Visualização.
RESUMEN
Este artículo presenta un estudio analítico de las tecnologías interactivas adoptadas por museos virtuales de moda enfocado en la visualización de las imágenes en el nivel de interacción y acceso a la información de su colección virtual. En un primer momento, a través de un estudio exploratorio se abordó la distinción entre la imagen estática y la imagen dinámica. Para ello se investigamos el funcionamento de las tecnologías de realidad virtual (VR) con vista panorámica de 360º del tipo plana, circular, esférica y cúbica y cómo se producen las imágenes en gigapixel que permiten el zoom sin pérdida de calidad. A partir de los resultados se pudo determinar cuales de los museos seleccionados mostraron una mejores interacción, control y proximidad del usuario con la imagen y el ambiente del propio museo.
Palabras clave: Museos de Moda; Imagen; Herramientas de Visualización.
ABSTRACT
This paper presents an analytical study on interactive technologies adopted by virtual fashion museum focusing on the imagery and the level of interaction and access to information from its virtual collection. At first, through an exploratory study, the distinction between static image and dynamic image was addressed, secondly it was investigated the way virtual reality (VR) technologies worked with panoramic 360° view of the flat type, circular, spherical and cubic and how the gigapixel images are produced in a way to allow the zoom without loss of quality. From the results it was possible to verify which of the chosen museums showed better interaction, user control and proximity with the image itself and the ambiance of the museum.
Keywords: Fashion Museums; Image; Visualization Tools.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
[PT] Autores que publicam na Revista Comunicação Midiática concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.