Dinâmicas Identitárias Online: Apontamentos Sobre o que Postar e o que Não Postar no Facebook
Keywords:
Identidade; Facebook; Publicização; Ocultamento; Performance de si.Abstract
Resumo
O artigo objetiva discutir, a partir de pesquisa de cunho qualitativo, como são elaboradas identidades pessoais no site de rede social Facebook, entendendo-as como construções performáticas de si que se dão com certo grau de autorreflexão. A análise recai sobre as estratégias de se selecionar (e deixar de selecionar) determinados conteúdos para publicação no site de acordo com a impressão que desejam causar à sua audiência. Em linhas gerais conclui-se que: 1) textos, fotos e músicas são os conteúdos mais postados com fins diversos; 2) a foto do perfil tem alta relevância na apresentação de si e sociabilidade e 3) há uma negociação da intimidade no site, não se tratando de uma exposição indiscriminada dos sujeitos em busca de visibilidade.
Palavras-chave: Identidade; Facebook; Publicização; Ocultamento; Performance de si.
Resumen
El artículo proponese a discutir, a partir de investigación de carácter cualitativo, como son elaboradas identidades personales en el sitio de red social Facebook, comprendendo las mismas como construcciones performáticas de si que ocurren con certo grado de autoreflexión. El análisis incide sobre las estrategias de uno seleccionar (y dejar de seleccionar) determinados contenidos para publicación en el sitio de acuerdo con la impressión que deseam causar a su audiencia. En líneas generales se concluie que: 1) textos, fotos y canciones son los contenidos más publicados con fines diversos; 2) la foto de perfil tiene alta relevancia en la presentación de si y sociabilidad y 3) hay una negociación de la intimidad en el sitio, y no se trata, así, de una exposición indiscriminada de los sujetos en búsqueda de visibilidad.
Palabras-clave: Identidad; Facebook; Publicización; Ocultamiento; Performance de sí.
Abstract
Based on a qualitative research the paper aims to discuss how personal identities are ellaborated in the social network site Facebook, taking them as performative constructions of the self that require a certain degree of self-reflection. The analysis focuses on the strategies of selecting (and choosing not to) some contents to post on the site in accordance with the impression one wishes to cause to his/her audience. In general terms we conclude that: 1) texts, photos and songs are the most posted contents for different purposes; 2) the profile picture is highly relevant for self-presentation and sociability; and 3) there is a negotiation of intimacy on the site, thus the process should not be taken as an indiscriminate exposition of individuals in search for visibility.
Keywords: Identity; Facebook; Publicizing; Concealment; Self performance.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
[PT] Autores que publicam na Revista Comunicação Midiática concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.