McLuhan, crítico da publicidade: teoria e método em The Mechanical Bride e Understanding Media
Keywords:
Publicidade; Marshall McLuhan; análise artística.Abstract
Resumo
O objetivo deste artigo é discutir a publicidade a partir da obra de Marshall McLuhan, principalmente seu primeiro livro, The Mechanical Bride: Folklore of Industrial Man (1951), mas também seu livro mais conhecido, Os meios de comunicação como extensões do homem (1964). Diferente do tom conciliador das obras posteriores, The Mechanical Bride apresenta um McLuhan crítico que, através da análise artística, interpreta os anúncios publicitários como “romance coletivo” da sociedade. Deste modo, este artigo procura elucidar tanto o conceito de publicidade quanto o método de análise desenvolvido por McLuhan.
Palavras-chave: Publicidade; Marshall McLuhan; análise artística.
ResumenEl objetivo de este artículo es discutir la publicidad en la obra de Marshall McLuhan, en especial su primer libro, The Mechanical Bride: Folklore of Industrial Man (1951), y su libro más conocido, Understanding Media (1964). A diferencia del tono conciliador de las obras posteriores , The Mechanical Bride presenta un McLuhan crítico que, a través del análisis artístico, interpreta los comerciales como “novela colectiva” de la sociedad. Por lo tanto, este artículo busca aclarar tanto el concepto de publicidad como el método de análisis desarrollado por McLuhan.
Palabras claves: Publicidad; Marshall McLuhan; análisis artístico.
AbstractThe aim of this paper is to discuss advertising from the work of Marshall McLuhan, especially his first book The Mechanical Bride (1951) and his best-known book Understanding Media (1964). Unlike the conciliatory tone of late works, the artistic analysis of The Mechanical Bride shows a critical view and interprets ads as a “collective novel” of society. Thus, this paper seeks to clarify the concept of advertising and the method of analysis developed by McLuhan.
Keywords: Advertising; Marshall McLuhan; artistic analysis.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
[PT] Autores que publicam na Revista Comunicação Midiática concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.