Imagens-memória: documentários-homenagem, autobiográficos e biopics

Autores

  • Denize Correa Araujo

Palavras-chave:

imagens-memória; documentários-homenagem; filmes autobiográficos; biopics; dramadocs.

Resumo

Resumo
Este estudo contempla imagens que constroem memórias em três tipos de documentários que seguem a
concepção de John Grierson sobre o documentário como “o tratamento criativo da realidade”. Pertencem
ao corpus desta pesquisa os filmes Elena, de Petra Costa (Brasil, 2012), As Praias de Agnès, de Agnès
Varda (França, 2008) e Steve Jobs, de Danny Boyle (USA, 2015), documentários recentes com concepções
diversas que sugerem novos enfoques ao gênero. A pesquisa objetiva analisar a questão da construção
de imagens-memória que cada tipo de documentário elabora, enfocando a subjetividade da factualidade
retratada, tendo Beatriz Sarlo, Pierre Nora e Maurice Halbwachs como referenciais teóricos. O segundo
objetivo é dialogar com as noções de documentário de Manuela Penafria, Bill Nichols e Arlindo Machado,
sugerindo novas terminologias para o corpus em questão. O referencial teórico inclui também teóricos
como Jacques Derrida, Guy Debord, Jean Baudrillard, Gilles Deleuze e Félix Guattari.
Palavras-Chaves: v


Resumen
Este estudio contempla imágenes que constuyen memorias en tres tipos de documentarios que siguen la concepción
de John Grierson acerca del documentario como “el tratamiento criativo de la realidad”. Pertenecen al corpus de
esta pesquisa las películas Elena, de Petra Costa (Brasil, 2012), As Praias de Agnès, de Agnès Varda (Francia, 2008) y
Steve Jobs, de Danny Boyle (EUA, 2015), documentarios recientes con concepciones distintas que sugerien nuevos
enfoques al género. La pesquisa objetiva analizar la cuestión de la construcción de imágenes-memoria que cada
tipo de documentario elabora, enfocando la subjetividad de la factualidad retratada, contando con Beatriz Sarlo,
Pierre Nora y Maurice Halbwachs como referenciales teóricos. El segundo objetivo es dialogar con las nociones
de documentario de Manuela Penafria, Bill Nichols y Arlindo Machado, sugeriendo nuevas terminologías para
el corpus en cuestión. El referencial teórico incluye también teóricos como Jacques Derrida, Guy Debord, Jean
Baudrillard, Gilles Deleuze y Félix Guattari.
Palabras-chaves: imágenes-memoria; documentarios-homenaje; películas autobiográficas; biopics; dramadocs.


Abstract
This study contemplates images that build memories in three kinds of documentaries that follow John Grierson´s
concept about the documentary as “the creative treatment of reality”. The corpus of this research includes the films
Elena, by Petra Costa (Brazil, 2012), Agnès Beaches, by Agnès Varda (France, 2008) and Steve Jobs, by Danny Boyle
(USA, 2015), recent documentaries with diversified conceptions that suggest new approaches to the genre. The research
intends to analyze the issue of memory-image construction that each documentary builds, focusing on the
subjectivity of the represented factuality, having Beatriz Sarlo, Pierre Nora and Maurice Halbwachs as theoretical
references. The secondary aim is to develop a dialog with notions of documentary by Manuela Penafria, Bill Nichols
and Arlindo Machado, suggesting new terminologies for the corpus in discussion. The sources of reference also
include theories by Jacques Derrida, Guy Debord, Jean Baudrillard, Gilles Deleuze and Félix Guattari.
Keywords: memory-images; homage documentaries; autobiographical films; biopics; dramadocs.

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Publicado

01-08-2016

Como Citar

CORREA ARAUJO, Denize. Imagens-memória: documentários-homenagem, autobiográficos e biopics. Revista Comunicação Midiática, Bauru, SP, v. 11, n. 2, p. 91–108, 2016. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/comunicacaomidiatica/index.php/CM/article/view/93.. Acesso em: 17 nov. 2024.