Mercado de Música em Sergipe: Estado, capitais e Indústria Cultural

Autores

  • Verlane Aragão Santos
  • Demétrio Rodrigues Varjão

Palavras-chave:

Mercado da música; Sergipe; Estado; Capitais; Indústria cultural.

Resumo

Resumo
Nos últimos anos, estudos sobre os mercados da música no Brasil têm sido realizados, tomando como pressuposto a digitalização dos processos de produção e distribuição de conteúdo musical. Nestes estudos, respeitadas as diferenças de abordagem e perspectiva, a tônica recai sobre as possibilidades abertas às margens da tradicional indústria fonográfica, com reconhecida importância e determinação sobre a lógica de funcionamento dos mercados da música durante todo o século XX. O objetivo deste arrazoado é problematizar, propondo-se um modelo analítico alternativo, as condições para a viabilidade econômica - e simbólica - para a música produzida em Sergipe. O modelo em questão considera especificamente o segmento de música ao vivo, entendido como uma das principais formas de remuneração do atual mercado da música..
Palavras-Chaves: Mercado da música; Sergipe; Estado; Capitais; Indústria cultural.


Resumen
En los últimos años, han sido estudios sobre los mercados para la música en Brasil llevó a cabo en el supuesto de la exploración de procesos de producción y distribución de contenido musical. En estos estudios, las diferencias de enfoque y perspectiva, el énfasis cae sobre las posibilidades abiertas a los márgenes de la industria de la música tradicional, con reconocida importancia y determinación sobre la lógica de los mercados de la música durante el siglo XX. El objetivo de este razonamiento está discutiendo, proponiendo un modelo analítico alternativo, las condiciones de viabilidad económica y simbólica-de música producida en Sergipe. La plantilla en cuestión específicamente considera el segmento de música en vivo, entendida como una de las principales formas de remuneración del mercado actual de la música.
Palabras-chaves: Mercados de la música; Sergipe; Estado; Capitales; Indústria Cultural.


Abstract
In recent years, studies on the markets for music in Brazil have been conducted on the assumption the scanning of processes of production and distribution of musical content. In these studies, the differences of approach and perspective, the emphasis falls on the possibilities open to the margins of the traditional music industry, with recognized importance and determination about the logic of markets of music throughout the 20th century. The aim of this reasoning is discussing, proposing a alternative analytical model, the conditions for economic viability and symbolic-for music produced in Sergipe. The template in question specifically regards the segment of live music, understood as one of the main forms of remuneration of the current music market.
Keywords: Markets for music; Sergipe; State; Capitals; Cultural Industry.

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Publicado

01-12-2016

Como Citar

ARAGÃO SANTOS, Verlane; RODRIGUES VARJÃO, Demétrio. Mercado de Música em Sergipe: Estado, capitais e Indústria Cultural. Revista Comunicação Midiática, Bauru, SP, v. 11, n. 3, p. 199–214, 2016. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/comunicacaomidiatica/index.php/CM/article/view/79.. Acesso em: 17 nov. 2024.