Geração Juvenil 80: Alguém Me Dê Um Toque, O Que quer Dizer?
Palavras-chave:
Juventude; Mídia; Identidade; Consumo.Resumo
Resumo
Esse artigo tem como proposta, discutir a estrutura de sentimentos imaginada no Brasil dos anos de 1980, pelo diálogo entre um discurso residual, situado nas memórias dos anos de 1960, e alguns discursos juvenis produzidos musicalmente e, portanto, difundidos pelos fluxos midiáticos sob a sigla BRock (Rock Brasileiro anos 80) com a intenção de perceber como as falas desses músicos, inscritas nas letras das canções e entrevistas são ecos de um tempo histórico em que novas sensibilidades coletivas, vinculadas a relação mídia-consumo conformaram uma noção de juventude em contraponto a um tempo histórico anterior, revelando uma disputa de valor na construção das identidades juvenis.
Palavras-Chave: Juventude; Mídia; Identidade; Consumo.
Resumen
El presente artículo tiene como objetivo discutir la estructura de sentimientos (Raymond Williams) imaginada en Brasil en la década de 1980, a través del diálogo entre un discurso residual, que se encuentra en la memoria de los años de 1960, y algunos discursos juveniles producidos musicalmente y difundidos por los flujos mediáticos bajo la sigla BRock (rock brasileño de los años 80) con la intención de percibir cómo el discurso de estos músicos, introducidos en las letras de sus canciones y entrevistas, son ecos de un tiempo histórico en el que las nuevas sensibilidades colectivas, vinculadas a la relación medios-consumo conformaron una idea de juventud en contraste con un tiempo histórico anterior, revelando una disputa valor en la construcción de identidades juveniles.
Palabras-chaves: Juventud; Medios de Comunicación; Identidades; Consumo.
Abstract
This article intends to discuss the structure upon feelings (Raymond Williams) towards 1980s Brazilian society through the dialogue between the residual speech, among the memories of the 1960s, and some young speeches musically produced and, therefore, disseminated by media streams under the symbol BRock (Brazilian Rock 80) with the intention to see how the lines of these musicians, within the lyrics and interviews are echoes of a historical time in which new collective sensibilities, linked the relationship media-consumption They conformed a youth concept in contrast to an earlier historical time, revealing a value of dispute in the construction of juvenile identities.
Keywords: Youth, Media, Identity, consumption.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[PT] Autores que publicam na Revista Comunicação Midiática concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.