Mídia e Inclusão: O impacto do entorno midiático na experiência acadêmica de estudantes autistas no ensino superior

Autores

  • Claudia Mialichi Universidade Estadual Paulista (Unesp)
  • Jaqueline Costa Castilho MOREIRA Universidade Júlio de Mesquita Filho (Unesp)

DOI:

https://doi.org/10.5016/wtc2zg08

Palavras-chave:

Autismo; Ensino Superior; Tecnologias Digitais.

Resumo

O estudo analisa o impacto do entorno midiático na experiência acadêmica de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino superior. A pesquisa, de natureza qualitativa, baseia-se em uma revisão bibliográfica sistematizada realizada na base de dados Scopus, contemplando publicações de 2010 a 2023. O objetivo é identificar de que modo tecnologias digitais, plataformas de ensino e redes de interação online influenciam processos de inclusão, permanência e aprendizagem desse público. Os resultados indicam que, embora o uso planejado de recursos digitais potencialize acessibilidade, autonomia e participação, barreiras institucionais, comunicacionais e sensoriais ainda comprometem a inclusão plena. O estudo propõe práticas pedagógicas alinhadas ao paradigma da neurodiversidade e políticas institucionais integradas para promover ambientes acadêmicos mais inclusivos.

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Publicado

28-09-2025

Edição

Seção

Dossiê: Os media na Lusofonia

Como Citar

MIALICHI, Claudia; COSTA CASTILHO MOREIRA, Jaqueline. Mídia e Inclusão: O impacto do entorno midiático na experiência acadêmica de estudantes autistas no ensino superior. Revista Comunicação Midiática, Bauru, SP, v. 20, n. 1, p. 183–198, 2025. DOI: 10.5016/wtc2zg08. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/comunicacaomidiatica/index.php/CM/article/view/682.. Acesso em: 26 out. 2025.