Audiodescrição está na moda? Considerações sobre o cenário brasileiro e português, de Barbara Viotto do Carmo e Suely Maciel

Autores

  • Barbara Viotto Universidade Estadual Paulista
  • Suely Maciel Universidade Estadual Paulista (Unesp)

DOI:

https://doi.org/10.5016/fe6kfk50

Palavras-chave:

moda, audiodescrição , informação de moda

Resumo

Este trabalho propõe uma discussão sobre a relevância da audiodescrição na moda, considerando sua natureza visual. A análise, de cunho bibliográfico, abrange pesquisas e recursos desenvolvidos no Brasil e em Portugal entre 2015 e 2024. A pesquisa revela a necessidade de aprofundar os estudos sobre a audiodescrição de imagens de moda para tornar esses conteúdos acessíveis às pessoas com deficiência visual. Tal avanço é crucial para promover um setor mais inclusivo e acessível, possibilitando que indivíduos com diferentes características vivenciem e se expressem através da moda com mais autonomia e independência.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

28-09-2025

Edição

Seção

Dossiê: Os media na Lusofonia

Como Citar

VIOTTO, Barbara; MACIEL, Suely. Audiodescrição está na moda? Considerações sobre o cenário brasileiro e português, de Barbara Viotto do Carmo e Suely Maciel. Revista Comunicação Midiática, Bauru, SP, v. 20, n. 1, p. 267–281, 2025. DOI: 10.5016/fe6kfk50. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/comunicacaomidiatica/index.php/CM/article/view/681.. Acesso em: 26 out. 2025.