O “potencial de viralização” como critério de noticiabilidade na produção de conteúdos jornalísticos nas redes sociais
um estudo sobre o perfil do Metrópoles no Instagram
DOI:
https://doi.org/10.5016/b79j0b97Palavras-chave:
Pontencial de viralizar, Conteúdos jornalísticos, Critérios de noticiabilidadeResumo
Com a popularização das redes sociais, os veículos jornalísticos têm utilizado cada vez mais esses espaços para disseminar conteúdos com potencial viral, devido ao seu alcance e alto poder de engajamento. Este trabalho tem como objetivo analisar os critérios utilizados na seleção e postagem de conteúdos no perfil do Metrópoles no Instagram, investigando quais tipos de publicações são priorizados, quais são preteridos e quais características predominam nesses conteúdos. Para isso, foi realizado um estudo de caso do referido perfil durante os meses de janeiro e fevereiro de 2025, a partir de um corpus composto por 10 postagens. A análise considerou tanto os conteúdos jornalísticos quanto os comentários dos seguidores. Como resultado, identificamos a consolidação de um novo valor-notícia: o potencial de viralização. Embora esse aspecto já fosse priorizado por criadores de conteúdo nas redes, observa-se sua incorporação crescente no jornalismo digital. Evidenciamos também a reorientação do gatekeeper devido ao gatewatching e à emergência dos algoritmos como curadores. A pesquisa fundamenta-se em autores como Christofoletti (2010), Recuero (2009), Barsotti (2018), Traquina (2005) e Bruns (2011).
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Karolina de Almeida Calado, Francisco das Chagas Sales Júnior

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
[PT] Autores que publicam na Revista Comunicação Midiática concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.






