O “potencial de viralização” como critério de noticiabilidade na produção de conteúdos jornalísticos nas redes sociais

um estudo sobre o perfil do Metrópoles no Instagram

Autores

  • Karolina de Almeida Calado Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa)
  • Francisco das Chagas Sales Júnior Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) https://orcid.org/0000-0002-3501-7211

DOI:

https://doi.org/10.5016/b79j0b97

Palavras-chave:

Pontencial de viralizar, Conteúdos jornalísticos, Critérios de noticiabilidade

Resumo

Com a popularização das redes sociais, os veículos jornalísticos têm utilizado cada vez mais esses espaços para disseminar conteúdos com potencial viral, devido ao seu alcance e alto poder de engajamento. Este trabalho tem como objetivo analisar os critérios utilizados na seleção e postagem de conteúdos no perfil do Metrópoles no Instagram, investigando quais tipos de publicações são priorizados, quais são preteridos e quais características predominam nesses conteúdos. Para isso, foi realizado um estudo de caso do referido perfil durante os meses de janeiro e fevereiro de 2025, a partir de um corpus composto por 10 postagens. A análise considerou tanto os conteúdos jornalísticos quanto os comentários dos seguidores. Como resultado, identificamos a consolidação de um novo valor-notícia: o potencial de viralização. Embora esse aspecto já fosse priorizado por criadores de conteúdo nas redes, observa-se sua incorporação crescente no jornalismo digital. Evidenciamos também a reorientação do gatekeeper devido ao gatewatching e à emergência dos algoritmos como curadores. A pesquisa fundamenta-se em autores como Christofoletti (2010), Recuero (2009), Barsotti (2018), Traquina (2005) e Bruns (2011).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Karolina de Almeida Calado, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa)

    Professora Adjunta do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - Unifesspa. Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCOM-UFPE). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em jornalismo digital, atuando, principalmente, nos seguintes temas: narrativas jornalísticas, estratégias comunicacionais e mídia independente.

  • Francisco das Chagas Sales Júnior, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa)

    Professor Adjunto da Faculdade de Comunicação (Facom), da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), na área de Telejornalismo. Doutor e mestre pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia (PPgEM), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Pesquisador no Grupo de Pesquisa Gemini (Grupo de Estudos de Mídia - Análises e Pesquisas em Cultura, Processos e Produtos Midiáticos), da UFRN, e no Grupo de Pesquisa GENEM (Grupo de Estudos sobre Nova Ecologia dos Meios), da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Downloads

Publicado

28-09-2025

Edição

Seção

Dossiê: Os media na Lusofonia

Como Citar

CALADO, KAROLINA; SALES JÚNIOR, Francisco. O “potencial de viralização” como critério de noticiabilidade na produção de conteúdos jornalísticos nas redes sociais: um estudo sobre o perfil do Metrópoles no Instagram. Revista Comunicação Midiática, Bauru, SP, v. 20, n. 1, p. 322–342, 2025. DOI: 10.5016/b79j0b97. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/comunicacaomidiatica/index.php/CM/article/view/679.. Acesso em: 26 out. 2025.