Codesinfo: Desenvolvimento de Tecnologias Inovadoras no Jornalismo para Combater a Desinformação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5016/w75zew71

Palavras-chave:

Jornalismo; Desinformação; Inovação tecnológica; Código aberto.

Resumo

O projeto Codesinfo visa fortalecer o jornalismo no combate à desinformação com o desenvolvimento de ferramentas digitais de código aberto. Lançado em 2023 e coordenado pelo Projor, o programa fomenta soluções inovadoras implementadas em organizações jornalísticas brasileiras. Em 2024, participaram Ambiental Media, Aos Fatos, Folha de S.Paulo, Folha do Mate e Núcleo Jornalismo. Entre os resultados, destacam-se ferramentas para uso de IA em pautas ambientais, monitoramento de publicidade enganosa, produção automatizada de vídeos informativos, transparência de autoria e fontes em reportagens, e atualização contextual de notícias. A experiência evidencia desafios relacionados à adoção tecnológica no jornalismo, ao mesmo tempo em que ressalta o potencial das soluções de código aberto no enfrentamento da desinformação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Francisco Rolfsen Belda, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

    Professor Associado de Jornalismo na Universidade Estadual Paulista (UNESP) e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia. Atua como co-líder do Trust Project no Brasil, uma iniciativa internacional que promove transparência e confiança no jornalismo, e é Diretor de Operações do Projor - Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo. Tem experiência como repórter, editor, assessor de comunicação, empreendedor e gestor de negócios de mídia. Foi professor visitante na Brandeis University (EUA) e é membro do conselho da International Media Management Academic Association (IMMAA).

Downloads

Publicado

28-09-2025

Edição

Seção

Dossiê: Os media na Lusofonia

Como Citar

BELDA, Francisco Rolfsen. Codesinfo: Desenvolvimento de Tecnologias Inovadoras no Jornalismo para Combater a Desinformação. Revista Comunicação Midiática, Bauru, SP, v. 20, n. 1, p. 282–303, 2025. DOI: 10.5016/w75zew71. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/comunicacaomidiatica/index.php/CM/article/view/674.. Acesso em: 26 out. 2025.