O que ELIZA tem a nos ensinar sobre LiteracIA?
DOI:
https://doi.org/10.5016/mrtzg452Palavras-chave:
Inteligência Artificial, Comunicação, EducaçãoResumo
Este artigo integra a pesquisa de doutorado em curso no PPGMC/UFF, intitulada “Um mundo (des)informado por prompts: o cotidiano entrelaçado em IAGens”. Investigamos os usos e sentidos (re)produzidos sobre IAs Generativas no cotidiano acadêmico do Ensino Superior, considerando a desinformação presente nos conteúdos gerados por e sobre elas. Analisamos o caso do programa ELIZA como objeto de estudo e discutimos como essa reflexão contribui para o conceito de LiteracIA: uma postura curiosa e crítica diante das IAs.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Alexandre Farbiarz, Lucas Lima Coaracy

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
[PT] Autores que publicam na Revista Comunicação Midiática concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.






