O que ELIZA tem a nos ensinar sobre LiteracIA?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5016/mrtzg452

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, Comunicação, Educação

Resumo

Este artigo integra a pesquisa de doutorado em curso no PPGMC/UFF, intitulada “Um mundo (des)informado por prompts: o cotidiano entrelaçado em IAGens”. Investigamos os usos e sentidos (re)produzidos sobre IAs Generativas no cotidiano acadêmico do Ensino Superior, considerando a desinformação presente nos conteúdos gerados por e sobre elas. Analisamos o caso do programa ELIZA como objeto de estudo e discutimos como essa reflexão contribui para o conceito de LiteracIA: uma postura curiosa e crítica diante das IAs.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alexandre Farbiarz, Universidade Federal Fluminense

    Doutor em Design pela PUC-Rio. Professor Titular do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (UFF/Brasil). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC/UFF).

  • Lucas Lima Coaracy, Universidade Federal Fluminense

    Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense (PPGMC/UFF).

Downloads

Publicado

28-09-2025

Edição

Seção

Dossiê: Os media na Lusofonia

Como Citar

FARBIARZ, Alexandre; COARACY, Lucas. O que ELIZA tem a nos ensinar sobre LiteracIA?. Revista Comunicação Midiática, Bauru, SP, v. 20, n. 1, p. 199–214, 2025. DOI: 10.5016/mrtzg452. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/comunicacaomidiatica/index.php/CM/article/view/673.. Acesso em: 26 out. 2025.