Contos de Fadas e Comunicação Midiática: a função simbólica e pedagógica dos arquétipos nas narrativas seriais contemporâneas
DOI:
https://doi.org/10.5016/bepq7v16Palavras-chave:
Contos de fadas; Comunicação midiática; Arquétipos; Narrativa seriada; Convergência.Resumo
O artigo reflete sobre os Contos de Fadas no contexto da comunicação midiática contemporânea, observando produções seriadas como Once Upon a Time e cinematográficas como Malévola e Descendentes. O estudo utiliza uma abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva. Como procedimentos metodológicos, realizou-se pesquisa bibliográfica em autores como Jung (2000), Campbell (2007), Vogler (2015), Jenkins (2009) e Santaella (2001), complementada por uma análise das narrativas buscando investigar de que forma os contos, enquanto matrizes narrativas e simbólicas, operam como ferramenta de formação subjetiva, emocional e ética. Os resultados demonstram que, ao serem adaptadas e expandidas em formatos seriados, essas histórias continuam a ter seu impacto simbólico e pedagógico, e se modernizam em consonância com as demandas por representações mais complexas, ambíguas e participativas.
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Copyright (c) 2025 Karina Woehl de Farias, Talita Maria Botelho Mantovani Parreira

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