Contos de Fadas e Comunicação Midiática: a função simbólica e pedagógica dos arquétipos nas narrativas seriais contemporâneas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5016/bepq7v16

Palavras-chave:

Contos de fadas; Comunicação midiática; Arquétipos; Narrativa seriada; Convergência.

Resumo

O artigo reflete sobre os Contos de Fadas no contexto da comunicação midiática contemporânea, observando produções seriadas como Once Upon a Time e cinematográficas como Malévola e Descendentes. O estudo utiliza uma abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva. Como procedimentos metodológicos, realizou-se pesquisa bibliográfica em autores como Jung (2000), Campbell (2007), Vogler (2015), Jenkins (2009) e Santaella (2001), complementada por uma análise das narrativas buscando investigar de que forma os contos, enquanto matrizes narrativas e simbólicas, operam como ferramenta de formação subjetiva, emocional e ética. Os resultados demonstram que, ao serem adaptadas e expandidas em formatos seriados, essas histórias continuam a ter seu impacto simbólico e pedagógico, e se modernizam em consonância com as demandas por representações mais complexas, ambíguas e participativas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Karina Woehl de Farias, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

    Doutora em Jornalismo (PPGJor/UFSC) e Mestra em Educação (UNESC). Professora assistente do Departamento de Comunicação Social da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Mídia e Tecnologia da Unesp. Email: karina.farias@unesp.br

  • Talita Maria Botelho Mantovani Parreira, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

    Mestranda em Mídia e Tecnologia pela Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Especialista em Varejo Físico e online pela Usp/Esalq e Graduada em Letras pela Faculdades Regionais Integradas e Avaré e Pedagogia pela Faculdade de Administração, Ciência, Educação e Letras.

Downloads

Publicado

28-09-2025

Como Citar

WOEHL DE FARIAS, Karina; BOTELHO MANTOVANI PARREIRA, Talita Maria. Contos de Fadas e Comunicação Midiática: a função simbólica e pedagógica dos arquétipos nas narrativas seriais contemporâneas. Revista Comunicação Midiática, Bauru, SP, v. 20, n. 1, p. 56–74, 2025. DOI: 10.5016/bepq7v16. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/comunicacaomidiatica/index.php/CM/article/view/670.. Acesso em: 26 out. 2025.