Big Tech vs. Democracia: A Batalha pela Regulação no Capitalismo de Vigilância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5016/xapdmj13

Palavras-chave:

governança algorítmica, desinformação, capitalismo de dados, liberdade de expressão

Resumo

Este artigo analisa os efeitos da governança algorítmica e da desinformação no capitalismo de dados, explorando seus impactos na liberdade de expressão e na regulação digital. A pesquisa demonstra que a desinformação é um resultado estrutural das plataformas digitais, cujos modelos econômicos privilegiam engajamento em detrimento da qualidade informativa. Discutem-se ainda os desafios da regulação, contrastando iniciativas como o Digital Services Act (UE) e o PL 2630/2020 (Brasil), e os riscos de censura algorítmica e assimetrias de poder. Conclui-se pela necessidade de transparência algorítmica e governança multissetorial para proteger direitos fundamentais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Tiago Negrão Andrade, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

    Doutorando em Mídia e Tecnologia pela FAAC - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação - Câmpus de Bauru, da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Graduado em Comunicacão Social - Habilitação em Relações Pública pela Universidade de Sorocaba (UNISO).

  • Maria Cristina Gobbi, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

    Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Professor Associado em História da Comunicação e Cultura Midiática na América Latina (2014). Realizou Pós-doutorado (2008) no Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo – (PROLAM/USP), Doutorado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2002). Chefe do Departamento de Comunicação Social da FAAC-Unesp (2017-2019). Foi bolsista do Instituto de Pesquisa Aplicada (IPEA) – ano 2010-2013. Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, professor e vice-coordenador (2009-2017) do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia, ambos da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Diretora Administrativa (gestão 2013-2016) da SOCICOM (Federação Brasileira das Associações de Comunicação Científica e Acadêmica). Foi Diretora-secretária da Rede Folkcom. No período de 2008-2011 foi Diretora de Documentação da INTERCOM (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação) e atualmente integra a gestão (2017-2019) no Conselho Fiscal. Consultora ad-hoc (Cursos Institucionais e de Comunicação) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais do Ministério da Educação (INEP/MEC). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Pensamento Latino-Americano da Comunicação (PCLA) do CNPq. Foi Diretora Suplente da Cátedra Unesco de Comunicação (1998-2010). Editora Assistente - Associação Latino-Americana de Pesquisadores em Comunicação - ALAIC. Vencedora do Prêmio Luiz Beltrão - Categoria: Maturidade Acadêmica da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (2014). Atua na área de Comunicação, com ênfase em História da Comunicação e Cultura Midiática, História e Memória (Comunicação), Comunicação Latino-Americana, Culturas Juvenis, Cultura Popular, Diversidade Cultural, Perfis Midiático-culturais (Instituições e Personalidades), Teorias da Comunicação e Cultura na América Latina, Jornalismo e suas nuances sociais e tecnológicas e Tecnologias Digitais na América Latina, Gênero e Desenvolvimento Humano e Social. E-mail: mcgobbi@terra.com.br; cristina.gobbi@unesp.br

Downloads

Publicado

28-09-2025

Como Citar

ANDRADE, Tiago Negrão; GOBBI, Maria Cristina. Big Tech vs. Democracia: A Batalha pela Regulação no Capitalismo de Vigilância. Revista Comunicação Midiática, Bauru, SP, v. 20, n. 1, p. 142–162, 2025. DOI: 10.5016/xapdmj13. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/comunicacaomidiatica/index.php/CM/article/view/669.. Acesso em: 26 out. 2025.