A ritmanálise como método de compreensão das intensidades em estudos de fãs
DOI:
https://doi.org/10.5016/ddtfv786Palavras-chave:
ritmanálise, estudos de fãs, cultura popResumo
O objetivo deste artigo é contribuir para com os estudos de fãs em uma nova perspectiva para a análise de seu objeto principal, os fãs. As novas vertentes introduzidas incorporam os conceitos de ritmo e ritmanálise, propiciados inicialmente por Lúcio Alberto Pinheiro dos Santos via Bachelard (2006), e posteriormente por Lefebvre (2004) Com isso, será necessário contextualizar os estudos de fãs e seus parâmetros (Hills, 2002; Staci, Evans, 2014; Costa, 2020), discutir os métodos de ritmo para a criação da ritmanálise e, então, relacionar os trabalhos de ritmo para dinâmicas sociais e ocupação de espaços urbanos nos estudos de fãs, e por fim, analisar três objetos presentes na relação fã-ídolo. Assim, foi possível compreender os processos rítmicos como uma forma de expansão metodológica do subcampo da comunicação e, também, identificar novas interações executadas pelos devotos aos seus objetos de desejo.
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