Um olhar sobre o surrealismo fotográfico de Fernando Lemos
DOI:
https://doi.org/10.5016/bc34ct75Palavras-chave:
fotografia , arte, surrealismoResumo
Na paisagem multifacetada da arte despertada pelas vanguardas artísticas na idade contemporânea, onde a imaginação e a inovação convergiram para desafiar as fronteiras da percepção da realidade, encontramos com Fernando Lemos, um artista que se apresenta como um farol de originalidade em diversas linguagens, mesmo tendo absorvido, como muitos artistas, as convicções surrealistas como novos parâmetros em parte de sua produção artística. O objetivo é investigar e refletir, por meio de uma revisão bibliográfica, sobre a contextualização da produção fotográfica do artista Fernando Lemos e sua relação com o surrealismo assim como analisar as aproximações e composições visuais a partir dos seus conceitos. Trata-se de uma pesquisa teórica, bibliográfica e descritiva do tipo qualitativa, de natureza em análise documental sobre o surrealismo e a produção fotográfica do artista português.
Downloads
Referências
BRAUNE, Fernando. O surrealismo e a estética fotográfica. Rio de Janeiro: 7Letras, 2000.
FISCHER, Ernst. A necessidade da arte. 9ª edição. Rio de Janeiro: LTC, 1987.
JUNIOR, Rubens Fernandes. Fernando Lemos: Um surrealista no Brasil. Disponível em: <https://revistazum.com.br/revista-zum-11/um-surrealista-no-brasil/>. Último acesso em: 23 set. 2024.
LEMOS, Fernando. Percurso. BEI Comunicação, 2010.
NADEAU, Maurice. História do surrealismo. São Paulo: Perspectiva, 2008.
ARTLOGIC. Utopica photography. Disponível em <https://utopica.photography/artists/53-fernando-lemos/overview/>. Último acesso em: 23 set. 2024
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Lilian Lindquist Bordim, Denis Porto Renó
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
[PT] Autores que publicam na Revista Comunicação Midiática concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.