Um olhar sobre o surrealismo fotográfico de Fernando Lemos

Autores

  • Lilian Lindquist Bordim Universidade Estadual Paulista (Unesp)
  • Denis Porto Renó Universidade Estadual Paulista (Unesp)

DOI:

https://doi.org/10.5016/bc34ct75

Palavras-chave:

fotografia , arte, surrealismo

Resumo

Na paisagem multifacetada da arte despertada pelas vanguardas artísticas na idade contemporânea, onde a imaginação e a inovação convergiram para desafiar as fronteiras da percepção da realidade, encontramos com Fernando Lemos, um artista que se apresenta como um farol de originalidade em diversas linguagens, mesmo tendo absorvido, como muitos artistas, as convicções surrealistas como novos parâmetros em parte de sua produção artística. O objetivo é investigar e refletir, por meio de uma revisão bibliográfica, sobre a contextualização da produção fotográfica do artista Fernando Lemos e sua relação com o surrealismo assim como analisar as aproximações e composições visuais a partir dos seus conceitos. Trata-se de uma pesquisa teórica, bibliográfica e descritiva do tipo qualitativa, de natureza em análise documental sobre o surrealismo e a produção fotográfica do artista português.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lilian Lindquist Bordim, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

    Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (UNESP/ FAAC) e Mestra em Mídia e Tecnologia pelo Programa de Pós-Graduação da UNESP/ FAAC – PPGMiT. Professora licenciada em Educação Artística – habilitação em Artes Plásticas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). Atualmente é professora de artes visuais na Escola FourC Bilingual Academy, na qual também atua com a Formação de professores. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Arte-educação em ambientes formais e informais de aprendizagem

  • Denis Porto Renó, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

    Jornalista, fotógrafo e documentarista, bolsista produtividade PQ-2 desde 2020, é livre-docente em Ecologia dos Meios e Narrativas Imagéticas pela Universidade Estadual Paulista – UNESP. Possui Mestrado (2006) e Doutorado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2010) e graduação em Jornalismo pela Universidade do Vale do Paraíba (2003). É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (mestrado e doutorado) e desde 2016 é professor honorífico da Universidade Complutense de Madri, onde participa do grupo de pesquisa MidaLab. Como pesquisador, atua no desenvolvimento de pesquisas sobre Comunicação, Jornalismo, Fotografia e Narrativa Transmídia. 

Referências

BRAUNE, Fernando. O surrealismo e a estética fotográfica. Rio de Janeiro: 7Letras, 2000.

FISCHER, Ernst. A necessidade da arte. 9ª edição. Rio de Janeiro: LTC, 1987.

JUNIOR, Rubens Fernandes. Fernando Lemos: Um surrealista no Brasil. Disponível em: <https://revistazum.com.br/revista-zum-11/um-surrealista-no-brasil/>. Último acesso em: 23 set. 2024.

LEMOS, Fernando. Percurso. BEI Comunicação, 2010.

NADEAU, Maurice. História do surrealismo. São Paulo: Perspectiva, 2008.

ARTLOGIC. Utopica photography. Disponível em <https://utopica.photography/artists/53-fernando-lemos/overview/>. Último acesso em: 23 set. 2024

Downloads

Publicado

22-12-2024

Edição

Seção

Dossiê: Lusofonia em Debate

Como Citar

LINDQUIST BORDIM, Lilian; PORTO RENÓ, Denis. Um olhar sobre o surrealismo fotográfico de Fernando Lemos. Revista Comunicação Midiática, Bauru, SP, v. 19, n. 2, p. 203–221, 2024. DOI: 10.5016/bc34ct75. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/comunicacaomidiatica/index.php/CM/article/view/649.. Acesso em: 27 dez. 2024.