A experiência audiovisual e imersiva do show “U2: UV Achtung Baby Live at Sphere”

Autores

  • Eduardo Fernando Uliana Barboza Universidade Tuiuti do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5016/m2779s39

Palavras-chave:

Experiência imersiva; Las Vegas Sphere; Imersão; Novas Narrativas; U2.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar a experiência visual e sonora proporcionada pelo mais recente palco do entretenimento mundial, assim como os recursos audiovisuais imersivos disponíveis no local e como essas novas tecnologias contribuíram para o desenvolvimento do novo show da banda U2, primeiro grupo a se apresentar no espaço imersivo. O Las Vegas Sphere é um ambiente em formato de cúpula envolto por mais de um milhão de LEDs. Custou aproximadamente US$ 2,3 bilhões e traz mudanças expressivas que devem ser absorvidas por grandes eventos e festivais culturais nos próximos anos. Em termos de experiência audiovisual, a proposta deste artigo é apresentar os elementos que fazem da Sphere o primeiro espaço de entretenimento imersivo físico sem o apoio de recursos de realidade virtual. 

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Biografia do Autor

  • Eduardo Fernando Uliana Barboza, Universidade Tuiuti do Paraná

    Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Integrante do grupo de pesquisa INCOM. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1444-0416

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Publicado

22-12-2024

Edição

Seção

Dossiê: Lusofonia em Debate

Como Citar

ULIANA BARBOZA, Eduardo Fernando. A experiência audiovisual e imersiva do show “U2: UV Achtung Baby Live at Sphere”. Revista Comunicação Midiática, Bauru, SP, v. 19, n. 2, p. 65–79, 2024. DOI: 10.5016/m2779s39. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/comunicacaomidiatica/index.php/CM/article/view/636.. Acesso em: 12 mar. 2025.