Comunicação pública da ciência em plataformas de streaming
análise de temáticas e modelos do canal “Nerdologia” no YouTube (2013-2020)
DOI:
https://doi.org/10.5016/y523vv47Palavras-chave:
comunicação pública da ciência; divulgação científica; YouTube.Resumo
Este trabalho analisa temáticas, estratégias e modelos de comunicação científica dos cinquenta vídeos mais populares do canal brasileiro de divulgação científica Nerdologia, publicados no YouTube entre 2013 e 2020. É problematizado o papel dos canais de streaming como espaços de divulgação científica e seus limites e potencialidades no enfrentamento da desinformação científica. O referencial teórico advém da literatura sobre Comunicação Pública da Ciência e Divulgação Científica. A metodologia aplicada é a análise de conteúdo combinada à análise de elementos audiovisuais. Os resultados demonstram estratégias de comunicação associadas aos modelos de déficit cognitivo e contextual, aderente à estética da dita cultura nerd, com o predomínio das seguintes temáticas entre os vídeos mais acessados: cultura pop; desinformação científica; saúde; ciência, política e ética e; meio ambiente.
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Copyright (c) 2025 Camila Rigolin, Felipe Adriano Alves de Oliveira, Camila Fátima dos Santos

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