Comunicação pública da ciência em plataformas de streaming

análise de temáticas e modelos do canal “Nerdologia” no YouTube (2013-2020)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5016/y523vv47

Palavras-chave:

comunicação pública da ciência; divulgação científica; YouTube.

Resumo

Este trabalho analisa temáticas, estratégias e modelos de comunicação científica dos cinquenta vídeos mais populares do canal brasileiro de divulgação científica Nerdologia, publicados no YouTube entre 2013 e 2020. É problematizado o papel dos canais de streaming como espaços de divulgação científica e seus limites e potencialidades no enfrentamento da desinformação científica. O referencial teórico advém da literatura sobre Comunicação Pública da Ciência e Divulgação Científica. A metodologia aplicada é a análise de conteúdo combinada à análise de elementos audiovisuais. Os resultados demonstram estratégias de comunicação associadas aos modelos de déficit cognitivo e contextual, aderente à estética da dita cultura nerd, com o predomínio das seguintes temáticas entre os vídeos mais acessados: cultura pop; desinformação científica; saúde; ciência, política e ética e; meio ambiente.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Camila Rigolin, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

    Professora Associada do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de São Carlos (DCI/UFSCar)

    Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência Tecnologia e Sociedade (PPGCTS) e do Programa de Pós-Graduação em Administração e Sociedade (PPGAdS) da UFSCar

    Doutora em Política Científica e Tecnológica (UNICAMP)

     

  • Felipe Adriano Alves de Oliveira, Universidade Federal de São Carlos

    Graduado em História pelas Faculdades Integradas de Itararé, mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). 

  • Camila Fátima dos Santos, Universidade Federal de São Carlos

    Mestre em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos, UFSCAR, Doutoranda em Ciência, Tecnologia e Sociedade, PPGCTS-UFSCar

Downloads

Publicado

28-09-2025

Como Citar

RIGOLIN, Camila; ADRIANO ALVES DE OLIVEIRA, Felipe; FÁTIMA DOS SANTOS, Camila Fátima dos Santos. Comunicação pública da ciência em plataformas de streaming: análise de temáticas e modelos do canal “Nerdologia” no YouTube (2013-2020). Revista Comunicação Midiática, Bauru, SP, v. 20, n. 1, p. 34–55, 2025. DOI: 10.5016/y523vv47. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/comunicacaomidiatica/index.php/CM/article/view/632.. Acesso em: 26 out. 2025.