Os problemas da presidência pela perspectiva de gênero: o segundo mandato de Dilma Rousseff na cobertura negativa das revistas brasileiras
Palavras-chave:
Mídia e Gênero; Mulher na mídia; Revistas brasileiras; Dilma Rousseff.Resumo
Resumo
Este trabalho analisa o conteúdo relacionado à imagem de Dilma Rousseff nas capas das principais revistas brasileiras. O corpus é constituído por 93 capas das revistas Veja, Época e ISTOÉ, veiculadas durante o segundo mandato da presidenta. A metodologia empregada é a análise de conteúdo, por meio de estratégias qualiquantitativas, que fundamenta-se em estudos de gênero. O artigo também apresenta conceitos sobre fundamentos do jornalismo, jornalismo de revista e gênero interpretativo, especialmente vinculadas à cobertura política na imprensa. Como resultado, observa-se que a cobertura negativa sobre o segundo Governo Dilma não esteve relacionada apenas às denúncias de corrupção da Lava Jato e às crises econômica e política de sua gestão, mas, sobretudo, ao fato da presidência ser gerida por uma mulher.
Palavras-chave: Mídia e Gênero; Mulher na mídia; Revistas brasileiras; Dilma Rousseff.
Resumen
Esta investigación analiza el contenido relacionado con la imagen de Dilma Rousseff en las portadas de importantes revistas em Brasil. El corpus consta de 93 portadas de revistas Veja, Época e ISTOÉ, transmitido durante el segundo mandato del Presidente. La metodología utilizada es el análisis de contenido, cualitativa y cuantitativamente, que se basa en estudios de género. El artículo también presenta conceptos sobre fundamentos de periodismo, periodismo de revista y género interpretativo, especialmente vinculados a cobertura política en la prensa. Como resultado del análisis, se observa que la cobertura negativa sobre el segundo gobierno de Dilma fue relacionado con no sólo a los informes de corrupción de la Lava Jato y la crisis económicas y políticas de su gestión, pero, sobre todo, al hecho de que la Presidencia ser manejado por una mujer.
Palabras clave: Medios de comunicación y género; Mujer en los medios de comunicación; Revistas brasileñas; Dilma Rousseff.
Abstract
This paper analyzes the content related to the image of Dilma Rousseff on the covers of major magazines. The corpus consists of 93 covers of magazines Veja, Época e ISTOÉ, broadcast during the second term of the President. The methodology used is content analysis, through qualiquantitativas strategies, which is based in gender studies. The article also presents concepts about fundamentals of journalism, magazine journalism and interpretive genre, especially linked to political coverage in the press. As a result, it appears that a negative coverage of the Dilma’s second term wasn't related only to reports of Lava Jato corruption and and economic and political crises of its management, but, above all, to the fact that the presidency be managed by a woman.
Keywords: Media and Gender; Woman in the media; Brazilian magazines; Dilma Rousseff.
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