A especialização no telejornalismo sobre agronegócio: Um estudo das representações sobre o homem do campo na TV
Palavras-chave:
telejornalismo; jornalismo especializado; representação; agronegócio, homem do campo.Resumo
Resumo
Neste estudo, pretendemos compreender o papel do telejornalismo especializado em agronegócio na construção das representações sobre a importância da produção agrícola e pecuária para o país. Para isso, buscamos investigar os discursos que são produzidos sobre o homem do campo na construção da notícia em dois telejornais segmentados em agronegócio: Globo Rural, da Rede Globo, e Jornal Terraviva, do Canal Terraviva, do Grupo Bandeirantes de Comunicação.
Palavras-chave: telejornalismo; jornalismo especializado; representação; agronegócio, homem do campo.
Resumen
En este estudio queremos comprender el papel del periodismo especializado en la televisión para la construcción de las representaciones sobre la importancia de la producción de agricultura y ganadería para Brasil. Así, investigamos los discursos producidos sobre el campesino en la construcción de noticias en dos telediarios de contenido segmentado para la agroindustria: Globo Rural, de la Rede Globo, y Jornal Terraviva, del Canal Terraviva, del Grupo Bandeirantes de Comunicação.
Palabras claves: Periodismo de televisión; Periodismo especializado; Representación; Agroindustria; Campe- sino.
Abstract
In this study we intend to understand the role of agribusiness in the construction of the representations of the im- portance of agriculture and livestock for Brazil. Thus, we analyze the discourses regarding farmers in the construc- tion of news in two TV newscasts that focus on agribusiness: Globo Rural, broadcasted by Rede Globo, and Jornal Terraviva, broadcasted by Canal Terraviva, part of the Grupo Bandeirantes de Comunicação.
Keywords: Journalism; Segmented Journalism; Representation; Agribusiness; Farmer.
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