Entrevistadores e entrevistados em cena: a negação do 'outro'
Palavras-chave:
Telejornalismo; Rede Globo; Entrevista; Amazônia; Discurso.Resumo
RESUMO
Este artigo reflete sobre a relação entre entrevistador jornalista e ‘personagem’ entrevistado, como lugar de produção de discursos e de relações sociais que encenam ideais de verdade e credibilidade no telejornalismo exibido em rede nacional. Pretende-se pensar o discurso como prática social, a partir de Norman Fairclough, observando essa interação como geradora do texto audiovisual. Extraindo algumas entrevistas de séries televisivas de reportagens produzidas pela Rede Globo de Televisão sobre a Amazônia, pretende-se problematizar relações de poder instauradas nesse diálogo entre os jornalistas originários do Sudeste e sujeitos amazônicos que habitam lugares distantes das capitais, escolhidos para representar identidades amazônicas.
Palavras-chave: Telejornalismo; Rede Globo; Entrevista; Amazônia; Discurso.
RESUMEN
En este artículo se reflexiona sobre la relación entre el periodista entrevistador y carácter entrevistado como un lugar de producción de los discursos y de las relaciones sociales que representan ideales de la verdad y de la credibilidad en las noticias de la televisión nacional. Se tiene la intención de pensar en el discurso como práctica social, basado en Norman Fairclough, observando esta interacción como la generación de texto audiovisual. De algunas de las entrevistas de series de televisión de los informes producidos por Globo TV en Amazon, tenemos la intención de analizar las relaciones de poder en diálogo entre periodistas originarios de Sudeste y sujetos amazónicos que viven lejos de las capitales, elegidos para representar las identidades de la Amazonia .
Palabras clave: Telejournalism; Globo; Entrevista; Amazon; Discurso.
ABSTRACT
This article discusses the relation between the journalist interviewer and the ‘character’ to be interviewed, as a place for production of speeches and social relations that offer ideals of truth and credibility on the TV news broadcasted in national television. It is intended to think about the speech as a social practice, based on the concepts by Norman Fairclough observing this interaction as the creator of the audiovisual text. Using some interviews from series of TV reports produced by Rede Globo de Televisão about the Amazon, it is intended to check the power relations existent in the dialogue between southeast journalists and amazonian individuals that live far from the capital cities, chosen to represent amazonical identities.
Keywords: Tv journalism; Rede Globo; Interview; Amazon; Speech.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[PT] Autores que publicam na Revista Comunicação Midiática concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.