A “Narrativa do Novo Exílio” no Brasil de Bolsonaro

Memórias e táticas de uma vivência em rede

Autores

  • Carolina Cavalcanti Falcão Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

DOI:

https://doi.org/10.5016/crmh1e60

Palavras-chave:

Exílio, Narrativa , Redes Digitais, Brasil

Resumo

Nesse trabalho apresento e discuto a “narrativa do novo exílio” a partir de uma análise das formas de (re)produção simbólica do expatriamento no caso de quatro brasileiros que representam, como apontou o jornal inglês The Guardian, “uma nova geração de exilados políticos no Brasil”. É importante ressaltar que os quatro personagens se tornaram conhecidos principalmente pela agenda política que apresentaram durante o período da campanha eleitoral de 2018 e, com a saída do país após o agravamento das situações de perseguição, passaram a usar seus espaços virtuais como formas de vinculação com a cena política nacional. A análise da “narrativa do novo exílio” também assume novos sentidos que reatualizam a memória do exílio durante a ditadura militar, constituindo-se como espaço de enunciação da justificativa (explicação do exílio) e da reivindicação de legitimidade. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Carolina Cavalcanti Falcão, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

    Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), atuando no Departamento de Ciências do Consumo. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Interdisciplinaridade (PPGECI), Fundaj-UFRPE. Jornalista, mestre e doutora em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, Brasil).

Downloads

Publicado

10-06-2024

Edição

Seção

Dossiê: Comunicação, conflitos e fronteiras

Como Citar

FALCÃO, Carolina Cavalcanti. A “Narrativa do Novo Exílio” no Brasil de Bolsonaro: Memórias e táticas de uma vivência em rede. Revista Comunicação Midiática, Bauru, SP, v. 18, n. 2, p. 110–128, 2024. DOI: 10.5016/crmh1e60. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/comunicacaomidiatica/index.php/CM/article/view/599.. Acesso em: 14 nov. 2024.