Conflito Israel x Palestina e o modo de endereçamento do Jornal Nacional
a organização temática da edição que noticiou o ataque
DOI:
https://doi.org/10.5016/cm.v18i1.592Palavras-chave:
Conflito Oriente Médio, Jornal Nacional, Organização Temática, Telejornalismo, Modo de endereçamentoResumo
Este artigo faz uma reflexão sobre como a temática do ataque do Hamas, grupo militante islâmico da Palestina, a Israel em 07 de outubro de 2023 foi abordada no Jornal Nacional, da Rede Globo de Televisão. E como se deu a estruturação e organização da edição do telejornal de mesma data. Esta é considerada a operação mais ambiciosa que o Hamas já realizou a partir de Gaza. Israel foi pego de surpresa com uma ação combinada por terra, ar e mar e respondeu com ataques aéreos contra Gaza. Para tal investigação, utiliza-se a definição de modo de endereçamento e a metodologia de análise desenvolvidas por Itânia Gomes.
Downloads
Referências
BRUNSDON, Charlotte. Everyday television: “nationwide”. London: British Film Institute, 1978.
ELLSWORTH, Elizabeth. Modos de endereçamento: uma coisa de cinema; uma coisa de educação também. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Nunca fomos humanos – nos rastros do sujeito. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. p. 7-76.
GOMES, Itania Maria Mota. Estabilidade em fluxo: uma análise cultural do Jornal Nacional, da Rede Globo. In: GOMES, Itania Maria Mota (Org.). Análise de Telejornalismo: desafios teórico-metodológicos. Salvador: EDUFBA, 2012, p. 39-58.
GOMES, Itania Maria Mota. (Org.). Gêneros televisivos e modos de endereçamento no telejornalismo. Salvador: EDUFBA, 2011.
GOMES, Itania Maria Mota. Questões de método na análise do telejornalismo: premissas, conceitos, operadores de análise. E-compós, Brasília, v. 8, 2007.
GOMES, Itania Maria Mota. Telejornalismo de qualidade: pressupostos teórico-metodológicos para análise. E-compós, Brasília, v. 6, 2006.
GOMES, Itania Maria Mota. Modo de Endereçamento no Telejornalismo do Horário Nobre Brasileiro: o Jornal Nacional, da Rede Globo de Televisão. In: Anais do XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Rio de Janeiro/RJ, 05 a 09 de setembro de 2005. Disponível em:
www.portcom.intercom.org.br/pdfs/74277217742772103772621605140235486090.pdf. Acesso em: 05 dez. 2023.
GOMES, Itania Maria Mota. Efeito e Recepção: a interpretação do processo receptivo em duas tradições de investigação sobre os media. Rio de Janeiro: E-Papers Serviços Editoriais, 2004.
GOMES, Itania Maria Mota; MENEZES, Mariana de Oliveira. O pacto sobre o papel do jornalismo nos quatro telejornais diários da TV Globo. Animus, Santa Maria/RS, v. 13, 2008.
HARTLEY, John. Understanding News. London: Methuen, 1982.
MAIA, Jussara Peixoto. Do telejornal ao programa jornalístico temático: Jornal Nacional e Globo Rural - uma relação de gênero e de modo de endereçamento. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea) – Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2015.
MORLEY, David. The ‘Nationwide’ Audience: Structure and Decoding. London: British Film Institute, 1980.
MORLEY, David; BRUNSDON, Charlotte. The Nationwide Television Studies. London: Routledge, 1999.
MORLEY, David; BRUNSDON, Charlotte. Everyday Television: “Nationwide”, London: British Film Institute, 1978.
ROCHA, Simone Maria; SANT’ANA, Guilherme Antônio. Modos de endereçamento e gênero televisivo: proposta metodológica para análise da televisão como forma cultural. In: BRAGA, José Luiz; LOPES, Maria Immacolata Vassalo de; MARTINO, Luiz Claudio. (Org.). Pesquisa empírica em comunicação. São Paulo: Paulus, 2010, p. 361-379.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Comunicação Midiática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
[PT] Autores que publicam na Revista Comunicação Midiática concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.