Práticas interacionais em videoclipes em 360 graus
estruturas e modos de fruição
DOI:
https://doi.org/10.5016/cm.v18i1.580Palavras-chave:
comunicação, práticas interacionais, videoclipe 360 grausResumo
Este artigo examina as práticas interacionais de videoclipes em 360 graus na plataforma YouTube, desenvolvendo um mapeamento das interações mediadas. O corpus de pesquisa foi composto pelos 10 clipes com maior visualização identificada pelo sistema de busca do YouTube com o filtro 360 graus. Após o mapeamento, foram analisados os três vídeos com maior quantitativo de comentários. O arcabouço teórico-metodológico utilizado foi o da Sociossemiótica, que apontou as práticas interacionais realizadas pelos interatores. Como resultado, observou-se que cada enunciador de videoclipes 360 graus analisado na coleta desenvolveu estratégias de interação, criando um espaço para experiência imersiva e inovativa de seus conteúdos. No entanto, essa interação não ficou evidenciada em nenhum comentário do corpus de pesquisa.
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