Práticas interacionais em videoclipes em 360 graus

estruturas e modos de fruição

Autores

  • Carlos Sabino Caldas Universidade do Estado de Minais Gerais (UEMG)
  • Levi Henrique Merenciano Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
  • Priscila Kalinke da Silva Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

DOI:

https://doi.org/10.5016/cm.v18i1.580

Palavras-chave:

comunicação, práticas interacionais, videoclipe 360 graus

Resumo

Este artigo examina as práticas interacionais de videoclipes em 360 graus na plataforma YouTube, desenvolvendo um mapeamento das interações mediadas. O corpus de pesquisa foi composto pelos 10 clipes com maior visualização identificada pelo sistema de busca do YouTube com o filtro 360 graus. Após o mapeamento, foram analisados os três vídeos com maior quantitativo de comentários. O arcabouço teórico-metodológico utilizado foi o da Sociossemiótica, que apontou as práticas interacionais realizadas pelos interatores. Como resultado, observou-se que cada enunciador de videoclipes 360 graus analisado na coleta desenvolveu estratégias de interação, criando um espaço para experiência imersiva e inovativa de seus conteúdos. No entanto, essa interação não ficou evidenciada em nenhum comentário do corpus de pesquisa.

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Biografia do Autor

  • Carlos Sabino Caldas, Universidade do Estado de Minais Gerais (UEMG)

    É professor doutor e pesquisador da Universidade do Estado de Minas Gerais PES Nível VI Grau A, Bolsista Produtividade em Pesquisa PQ/UEMG, subcoordenador do curso de publicidade, professor permanente do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação pela Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG. É membro do GEA (Grupo de Estudos Audiovisuais da UNESP) e do e-PUBLICC, (Grupo de pesquisa em Publicização, Comunicação e Cultura da UEMG).

  • Levi Henrique Merenciano, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

    Professor do curso de Letras (UEMG, campus Divinópolis). Possui graduação em Letras, bacharel e licenciatura pela UNESP, FCLAr Araraquara (2006). É doutor em Linguística e Língua Portuguesa (área Teoria e Análise Linguística, Semiótica) pela mesma instituição (Conceito CAPES 6). Possui especialização em Metodologia e Gestão para Educação a Distância pela Faculdade Anhanguera. Atualmente (2023), é professor (40h) de Curso Superior na UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais, Campus Divinópolis, nos cursos de Letras e Serviço Social. Desenvolve projeto voltado para Audiovisual (cinema, séries) e audiovisual interativo (games). Na UEMG, é também Coordenador de Estágio Supervisionado em Letras. Atualmente, conduz pesquisa de Bolsa de Produtividade Pq UEMG Edital 01/2021: Semióticas sincréticas: estudo do audiovisual em abordagem semiótica. Também é líder do Grupo GELSINC (Grupo de Estudos em Linguagem Sincrética), na UEMG.Atuou como professor na FAAC (UNESP de Bauru/SP), de 2015 a 2016, nas áreas de Semiótica da comunicação, Teorias da comunicação, Elementos de análise do discurso. Em 2016. ministrou aulas de Redação Técnica no 23 BPM da Polícia Militar de Minas Gerais, em Divinópolis. Atuou como tutor a distância pela Anhanguera Educacional de 2010 a 2012. Desenvolveu trabalho de TCC com recursos do windows (microsoft office, navegadores e métodos para ensino online), cujo título é: O uso de recursos do windows no ensino online: Experiência com ferramentas multifuncionais. Foi tutor online pela Redefor (Rede de Formação de Professores do Estado de São Paulo), de 2014 a 2015, projeto comandado pela Fundunesp (UNESP - Nead - SP), no curso de Deficiência Visual - Educação Inclusiva.Na área de Linguística, realizou duas pesquisas em Semiótica e Teorias do discurso: "Abordagem semiótica dos textos de autoajuda" (Mestrado) e "Cinema hollywoodiano no século XXI: o ritmo em abordagem semiótica e os filmes mais vistos de 2001 a 2010" (Doutorado). A dissertação de mestrado foi produzida em parceria com a FAPESP, e a tese de doutorado, em parceria com a CAPES, junto ao Programa de Pós-graduação da Unesp (PPGLLP), conceito CAPES 6, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara.

  • Priscila Kalinke da Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

    Doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista, Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá, pós-graduada em Comunicação e Educação pela FCV, graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá, graduada em Comunicação Social - Jornalismo pelo Centro de Ensino Superior do Paraná e Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário Ingá. Professora Efetiva do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade do Estado de Minas Gerais. Vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa E-Publicc (Publicização, Comunicação e Cultura). Tem pesquisas na área de Publicidade e Análise de Redes para Mídia Sociais; Comunicação e Educação; Responsabilidade Social e Ambiental de Marcas.

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Publicado

10-06-2024

Como Citar

SABINO CALDAS, Carlos; HENRIQUE MERENCIANO, Levi; KALINKE DA SILVA, Priscila. Práticas interacionais em videoclipes em 360 graus: estruturas e modos de fruição. Revista Comunicação Midiática, Bauru, SP, v. 18, n. 2, p. 157–180, 2024. DOI: 10.5016/cm.v18i1.580. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/comunicacaomidiatica/index.php/CM/article/view/580.. Acesso em: 29 jun. 2024.