Fluxo de imagens: Net, Telmex e o streaming no Brasil

Autores

  • João Damasceno Martins Ladeira

Palavras-chave:

Indústria cultural; Tecnologias da informação e comunicação; Estudos de televisão; Arqueologia da mídia.

Resumo

Resumo

O artigo investiga a estruturação do streaming no Brasil, analisando as interações entre dois dos principais agentes neste processo: Telmex e Globo. Analisa-se uma dimensão particular da renovação do audiovisual, com atenção à sua progressiva associação com tecnologias da informação. A institucionalização desta forma de acesso a conteúdo implica no uso de software, técnica para difundir material através de dispositivos dos mais diversos. Com ênfase na arqueologia da mídia, observa-se tal transição como parte de um cenário mais amplo. Na expectativa de compreender a lógica de definição deste objeto, relaciona-se este audiovisual dependente de software à trajetória pregressa da televisão. Como questão empírica, observa-se a dimensão histórica do vínculo entre Telmex e Globo , com atenção às múltiplas contradições contidas na rede instituída por ambas, no interesse de compreender como tais processos tomam parte na formulação dos sistemas contemporâneos de comunicação.

Palavras-chave: Indústria cultural; Tecnologias da informação e comunicação; Estudos de televisão; Arqueologia da mídia.

 

Resumen

El artículo se concentra en la agencia presente en la estruturación de streaming en Brasil, analizando las interacciones entre dos personajes relevantes en este senario: Telmex y Globo. Investiga una dimensión particular en la renovación de audiovisual en nuestro país, con énfasis en su progresiva asociación con tecnologías de información. La institucionalización de este tipo de acceso a contenido demanda el uso de software, como una técnica para la difusión de material a los dispositivos móviles más diversos. Con énfasis en la arqueología de la media, se va observar este proceso como parte de un senario más largo. Con la expectativa de comprehender  la lógica de definición de esto objeto, se va relacionar el audiovisual dependiente de software a la trayectoria de la televisión. Este movimiento se va comprender observando, como cuestión empírica, el eslabón entre Telmex y Globo en su dimensión histórica, con atención al modo como las redes ordenadas por ambos establecen la infraestructura necesaria para formular esta fracción de los sistemas contemporáneos de comunicación.  

Palabras clave: Arqueología de la media; Industria cultural; Tecnologías de la información e de la comunicación; Estúdios de televisión.

 

Abstract

The article concentrates upon the agency presented at the structuration of streaming in Brazil, analyzing the interactions between two relevant characters in this scenario: Telmex and Globo. It investigates a particular dimension on the renovation of audiovisual in our country, with emphasis at their progressive association with information technologies. The institutionalization of this type of access to content demands the use of software, as a technique to diffuse material through the most diverse mobile devices. With emphasis at media archeology, this process will be observed as part of a broad scenario. Aiming to understand the logic of definition on this object, this audiovisual dependent on software will be related to the previous trajectory of television. This movement will be comprehended observing, as an empirical question, the bond between Telmex and Globo in their historical dimension, with attention to the way through which the network arrayed by both establishes the necessary infrastructure to formulate this fraction of the contemporary communication systems. 

Keywords: Media archeology; Cultural industry; Information and communications technology; Television studies.

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Publicado

01-04-2017

Como Citar

DAMASCENO MARTINS LADEIRA, João. Fluxo de imagens: Net, Telmex e o streaming no Brasil. Revista Comunicação Midiática, Bauru, SP, v. 12, n. 1, p. 38–53, 2017. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/comunicacaomidiatica/index.php/CM/article/view/58.. Acesso em: 17 nov. 2024.