Por uma abordagem ética no tratamento midiático das migrações

um olhar sobre guias de comunicação

Autores

  • Marília Moreira Ravanello Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Liliane Dutra Brignol Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.5016/8vkntj69

Palavras-chave:

Ética da Mídia, Guias de Comunicação, Migrações, Tratamento midiático

Resumo

Apesar de mudanças recentes, os discursos midiáticos historicamente atrelam as migrações a problemas, violência e ilegalidade, e a mídia tem um papel fundamental na construção do imaginário social a respeito das migrações. Essas narrativas, porém, podem ser ressignificadas, tendo a ética como uma premissa na comunicação. O objetivo deste artigo é investigar o que se desenha como ético na comunicação sobre as migrações por meio da análise de guias de comunicação sobre a temática migratória. Desenvolvidos por diferentes atores sociais, os guias surgem como formas de desafiar as representações usuais e sugerem novas abordagens para as migrações a partir de um olhar global, que valoriza o protagonismo e a agência migrante.

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Biografia do Autor

  • Marília Moreira Ravanello, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

    Discente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria. Integrante do grupo de pesquisa Usos sociais de tecnologias digitais, dinâmicas migratórias e ativismos antirracistas. Bolsista CAPES.

  • Liliane Dutra Brignol, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

    Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

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Publicado

10-06-2024

Edição

Seção

Dossiê: Comunicação, conflitos e fronteiras

Como Citar

MOREIRA RAVANELLO, Marília; DUTRA BRIGNOL, Liliane. Por uma abordagem ética no tratamento midiático das migrações: um olhar sobre guias de comunicação. Revista Comunicação Midiática, Bauru, SP, v. 18, n. 2, p. 72–92, 2024. DOI: 10.5016/8vkntj69. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/comunicacaomidiatica/index.php/CM/article/view/573.. Acesso em: 19 dez. 2024.