O papel das rádios comunitárias na transmissão dos conhecimentos tradicionais
caso das rádios comunitárias GESOM e MW (Muana Wamudhara)
DOI:
https://doi.org/10.5016/cm.v18i1.567Palavras-chave:
Comunicação comunitária; Rádios comunitárias e conhecimentos tradicionaisResumo
Este artigo explora o papel das rádios comunitárias GESOM e MW (Mwana Wamudhara) na transmissão de conhecimentos tradicionais. O estudo busca compreender como essas rádios contribuem para a preservação e disseminação desses saberes, assim como as mestres e mestras utilizam a rádios para transmitir tais conhecimentos. O método de pesquisa adotado é o estudo de caso, com uma abordagem qualitativa que envolve entrevistas com as mestras e mestres que utilizam as rádios comunitárias como meio de disseminação desses saberes. A pesquisa revela que, embora hajam programas nas rádios comunitárias voltados para a transmissão de conhecimentos tradicionais, esses programas são muitas vezes negligenciados devido a diversos fatores, como a influência negativa de igrejas que desqualificam esses saberes, a falta de ensino formal, o desinteresse dos jovens e a falta de sistematização desses conhecimentos nas comunidades. Diante dessas constatações, a pesquisa sugere a integração dos conhecimentos tradicionais nos currículos educacionais e seu ensino por mestres e mestras que possuam esse conhecimento, bem como a necessidade de sistematização para preservar esse valioso patrimônio cultural e beneficiar as futuras gerações.
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